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Yaris abre o ano de testes de segurança com 5 estrelas

| Revista ACP

O citadino da Toyota foi o 1º modelo a ser testado pelo Euro NCAP em 2020 e conseguiu nota máxima e resultados surpreendentes.  

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O Toyota Yaris Hybrid de 2020 foi o primeiro modelo do ano a ser testado pelo Euro NCAP, o programa europeu de testes de segurança aos novos modelos no mercado. Com um resultado global de 5 estrelas, o pequeno citadino nipónico deixou bons indícios num segmento habitualmente mais descurado pelos fabricantes. Este modelo é o primeiro a ser submetido a um novo teste de impacto frontal, que substitui o usado anteriormente desde o início do programa em 1997, e é o primeiro a apresentar uma nova medida de proteção contra lesões em caso de impacto lateral. O teste de barreira deformável progressiva móvel (MPDB) avalia a proteção que um carro oferece aos seus ocupantes, bem como os riscos que representa para o carro em que colidiu.

No indicador de segurança dos ocupantes adultos do veículo, o Yaris obteve uma classificação de 86%. No caso dos passageiros crianças o resultado foi de 81%. Em termos de sistemas de segurança, o este modelo da Toyota atingiu os 85% de resultado satisfatório. A destoar, os 78% registados no caso dos utilizadores de estrada mais vulneráveis, casos dos peões e ciclistas

No relatório final do teste do Euro NCAP, constata-se que o habitáculo manteve-se estável no teste de deslocamento frontal. A proteção do tórax do condutor foi classificada como marginal, com base em medições simuladas de compressão. As medições nos joelhos e fêmures de manequins do condutor e do passageiro indicaram um nível marginal de proteção e as pontuações para essas zonas foram penalizadas devido a estruturas potencialmente prejudiciais no painel.

O peso modesto do Yaris e a estrutura frontal não representam um alto risco para os ocupantes do veículo em caso de colisão frontal. No teste de parede rígida de largura total, a proteção foi considerada boa ou adequada para todas as regiões críticas do corpo, tanto para o condutor como para os passageiros do banco traseiro.

No teste de barreira lateral, que simula a colisão com outro veículo, a proteção de todas as áreas críticas do corpo foi boa. Da mesma forma, no impacto de pólo lateral mais severo, a proteção foi boa em todas as vertentes.

O Yaris é equipado com airbags centrais para proteger um possível choque entre condutor e passageiro em caso de impacto lateral. Este sistema funcionou bem no teste do Euro NCAP, com boa proteção da cabeça para ambos os ocupantes do banco dianteiro. Os testes nos bancos dianteiros e nos apoios de cabeça demonstraram uma boa proteção contra lesões cervicais em caso de colisão traseira. Uma avaliação geométrica dos bancos traseiros também indicou uma boa proteção contra o efeito "chicote" após o impacto.

O Yaris está equipado de série com um sistema de travagem de colisão múltipla, que aciona os travões imediatamente após um acidente para evitar que o veículo se envolva em impactos secundários. 

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