ACP-BP

Pub

Qual o tipo de carro preferido pelos portugueses?

| Revista ACP

SUV ou utilitário? Gasóleo ou gasolina? Potente ou poupado? Conheça as preferências em relação aos automóveis em Portugal.

O mercado automóvel português fechou o ano de 2018 com um ligeiro crescimento de 2,6% face ao ano anterior, tendo-se vendido mais de 270 mil viaturas, segundo dados da ACAP.

O gasóleo continua o ser mais escolhido, com mais de metade dos automóveis novos a carburar em sistema Diesel, logo seguidos pelos carros a gasolina, que não chegam aos 40% de quota de mercado. Muito atrás, com apenas2,89% das preferências estão os híbridos a gasolina e os exclusivamente elétricos, com 1,78%. 

Em termos de potência de motor, o intervalo mais escolhido foi entre os 81 a 90 cv, com 65 mil viaturas vendidas com estas potências, seguido do patamar 61 a 70 cv (quase 50 mil automóveis). Ou seja, mais de 150 mil dos 270 mil automóveis vendidos no ano passado tinham menos de 90 cv. 

No que toca a segmentos (utilitários, desportivos, monovolumes, familiares médios, coupés, etc.) e tipos de carroçarias (berlina de 5 portas, carrinhas, SUV, executivos), os dados da ACAP remetem para seguinte conclusão: 

- o 1º lugar vai para o segmento dos Utilitários, com quase 96 mil viaturas vendidas. Neste segmento encontram-se modelos como o Fiat Punto, o Opel Corsa, o Renault Clio, o Ford Fiesta, entre outros. As berlinas de 5 portas são as mais vendidas neste segmento, seguidas pelos SUV 4x2 (por exemplo, o Citroën C3 Aircross). 

- o 2º lugar vai para o segmento dos Familiares Médios, com 85.886 unidades colocadas nas estradas portuguesas, onde de novo as berlinas de 5 portas voltam a recolher as preferências nacionais (como o BMW Série 3 e 4, Audi A4., Mercedes-Benz CLA, classe C, Peugeot 508, etc), seguidas também pelos SUV 4x2 (como o X3 da BMW, o Peugeot 3008, Seat Ateca, Toyota Rav4 e Volvo XC60, entre outros). 

- Em 3º lugar ficam os Citadinos, com 16.241 carros vendidos, onde se incluem modelos como Fiat Panda e 500, Peugeot 108, Opel Adam e Karl, Smart Fortwo, VW Up e Renault Twingo.

Por marcas automóveis, em termos de vendas gerais, o ranking fica assim distribuído:

1º Renault

2ª Peugeot

 Mercedes-Benz

Nissan

Fiat

BMW

Citroën

Opel

9º Volkswagen

10º Toyota 

scroll up