ACP-BP

Pub

Apenas 4 estrelas nos testes de segurança do Corsa

| Revista ACP

O renovado citadino da Opel voltou a não conseguir as 5 estrelas do Euro NCAP, tal como o seu "irmão" Peugeot 208. Mazda CX-30 encantou nos testes e a Mercedes consegue a sua 6ª nota máxima em 2019. 

ncap-corsa-840

O Euro NCAP divulgou esta quarta-feira as classificações de segurança de quatro novos veículos. Dois SUVs compactos, o GLB da Mercedes-Benz e o CX-30 da Mazda, e o Ford Explorer Hybrid juntaram-se à lista dos veículos com cinco estrelas este ano. Já o novíssimo Opel Corsa ficou-se pelas quatro estrelas, obtendo o mesmo resultado do "irmão" 208, da Peugeot.

O melhor desempenho desta ronda coube, sem dúvida, ao Mazda CX-30, um cruzamento subcompacto entre o CX-3 e o CX-5, que alcançou uma pontuação quase perfeita de 99% em Proteção de Ocupantes Adultos. O carro, que partilha grande parte do seu ADN com o novo Mazda 3, já testado no início deste ano, lidera agora a lista deste indicador de segurança dos protocolos 2018/2019 do Euro NCAP.

A Mercedes-Benz volta de novo a oferecer um sólido desempenho de 5 Estrelas com o novo SUV compacto GLB. Num ano de grande presença da marca alemã nos testes de segurança, o GLB é o sexto Mercedes-Benz a ser testado e também o sexto a conseguir a classificação máxima de segurança.

O Explorer de sete lugares da Ford também obteve uma classificação máxima. A versão mais recente deste grande veículo off-road, que está à venda nos EUA há quase três décadas, chegou agora à Europa em forma híbrida plug-in e apresenta bom desempenho nos testes do Euro NCAP.

O segmento dos citadinos está cada vez mais sob pressão nos últimos anos, devido ao aumento dos requisitos ambientais e de segurança e à mudança nas opções do consumidor. Ainda assim, o novo Corsa da Opel ficou-se pelas quatro estrelas, o mesmo resultado que a geração anterior obteve com os requisitos dos testes de segurança de 2014. Fazendo agora parte do grupo PSA-FCA, O Opel Corsa partilha boa parte de seus rercursos com o mais recente Peugeot 208, que também foi classificado com quatro estrelas no início de 2019. Conseguindo resultados de cinco estrelas em três das quatro áreas de avaliação do Euro NCAP, o Corsa apenas perdeu a classificação máxima, por um ponto percentual, no Safety Assist.

Segundo o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, "a Mazda está de parabéns por ter obtido outra vez uma pontuação quase perfeita na segurança dos ocupantes adultos. Ainda vamos testar vários carros em 2019, mas é improvável que possamos ver melhor neste indicador de segurança dos testes Euro NCAP. Também parabéns à Ford e à Mercedes-Benz pelas suas classificações de cinco estrelas. O Euro NCAP está a preparar-se para novos testes em 2020, mas estamos confiantes de que os fabricantes de automóveis vão continuar a oferecer os mais altos níveis de segurança aos seus clientes. ”

scroll up