O nível das emissões de dióxido de carbono (CO2) com origem em automóveis ligeiros e ligeiros de mercadorias novos cresceu em 2024, de acordo com os dados preliminares da Agência Europeia do Ambiente (EEA, sigla anglo-saxónica).
Segundo a EEA, as emissões médias de CO2 dos carros ligeiros novos atingiram os 106,8 gramas por quilómetro (g/km) em 2024, mais 0,4 g/km do que em 2023. Eslováquia (137,7 g/km), Polónia (133,4 g/km) e República Checa (132,6 g/km) são os países que apresentam piores níveis. Portugal regista emissões médias de CO2 de 86,8 g/km.
Nos ligeiros de mercadorias, as emissões médias de CO2 totalizaram 185,4 g/km, mais 4,6 g/km do que no ano anterior. Letónia (214,3 g/km), Eslováquia (213,8 g/km) e República Chega (212,1 g/km) apresentam os níveis mais negativos. Portugal apresenta dos níveis mais baixos (158,8 g/km).
Estes dados têm em conta as informações cedidas pelos Estados-Membros da União Europeia, e pela Noruega e Islândia.
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Em comunicado, a EEA adianta que “as emissões médias de CO2 das carrinhas novas aumentaram mais significativamente em 2024”, sendo que os níveis registados, tanto nos ligeiros de mercadorias como nos automóveis ligeiros, “foram inferiores aos objetivos para toda a frota [automóvel na EU] para 2024, mas significativamente superiores aos novos objetivos aplicáveis a partir de 2025”.
Em 2024, registaram-se 10,7 milhões de automóveis novos na UE, Noruega e Islândia. Destes, apenas 22% correspondem a veículos 100% elétricos ou híbridos plug-in. Quanto aos ligeiros de mercadorias, contabilizaram-se 1,3 milhões de carrinhas novas nas estradas europeias, sendo que o número de carrinhas elétricas caiu de 8,3%, em 2023, para 6,4%, em 2024.