Inspeção automóvel

O que deve saber para não se esquecer do mais importante

Sabe quando deve fazer a inspeção ao seu automóvel?

Este é o princípio básico nos veículos ligeiros: quando completar quatro anos sobre a data da matrícula terá de levá-lo à inspeção, seguindo-se posteriormente inspeções a cada dois anos, até completar oito anos. Depois, as inspeções obrigatórias são anuais. Mas atenção: a inspeção deve ser feita o mais tardar até ao dia de aniversário do automóvel.

Saiba quando é a próxima inspeção do seu veículo e o centro de inspeção mais próximo de si.


 Informação útil no âmbito Covid-19

Na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 21/2020, de 16 de maio, os centros de inspeção de veículos foram reabertos ao público, retomando-se a possibilidade de os proprietários efetuarem a inspeção periódica dos respetivos veículos. Não obstante, a referida permissão legal não revogou o regime legal excecional anteriormente decretado pelo Decreto-Lei n.º 10-C/2020, de 23 de março, nos termos do qual os veículos a motor e seus reboques, ligeiros ou pesados, que devessem ser apresentados à inspeção periódica no período desde 13 de março de 2020 até 30 de junho de 2020, vêem o seu prazo prorrogado por cinco meses contados da data da matrícula. Ou seja, na prática, o proprietário cujo veículo se inclua neste intervalo de tempo, poderá optar por efetuar a inspeção periódica no período imediato ou por usufruir do prazo adicional de cinco meses (contados da data da matrícula) que lhe foi legalmente concedido. Chama-se ainda a atenção para o facto de, nos termos do referido regime legal excecional, o incumprimento da obrigação de inspeção periódica não relevar para efeitos de seguro de responsabilidade civil automóvel ou do direito de regresso da empresa de seguros, assumindo as seguradoras a responsabilidade pelos acidentes ocorridos com viaturas sem inspeção periódica, conquanto o respetivo seguro esteja ativo.


O que deve verificar antes da inspeção automóvel

Além da verificação das condições de conservação da carroçaria e dos interiores, da verificação de eventuais perdas de fluídos e da existência do triângulo de pré-sinalização homologado e em funcionamento, bem como do colete retrorrefletor, verifique ainda:

  • Eficiência dos limpa pára-brisas e de vidros partidos
  • Sinalização luminosa: mudança de direção, perigo, travagem, marcha atrás, chapa de matrícula, nevoeiro
  • Luzes de presença, médios e máximos
  • Pneus: relevo do piso com pelo menos 1,6 mm
  • Espelhos retrovisores: superfície refletora, fixação e regulação
  • Funcionamento correto dos cintos de segurança

Está na altura de fazer a inspeção? Deixe com o ACP.

Sabia que milhares de viaturas chumbam na inspeção periódica obrigatória, todos os anos, por razões que teriam uma fácil resolução?

Com vista à preparação do carro para a inspeção, o ACP disponibiliza aos seus sócios um serviço de pré-inspeção automóvel, efetuado numa das oficinas da rede de Serviços Rápidos, pelo preço de 25€.

Se a inspeção for realizada pelo ACP (com pré-inspeção incluída), o preço corresponde a 60€.

 

Verifique a localização da oficina ACP mais perto de si e respetivo horário:
ConsultE OS contactos

 

Veículos sujeitos a Inspeção Periódica Obrigatória:

scroll up