Regras de Etiqueta

Porque não há árbitros: o espírito do golfe

O ESPÍRITO DO GOLFE

Regras de etiqueta

Ao contrário de muitos outros desportos, o Golfe é jogado, na sua maior parte, sem a supervisão de um árbitro ou fiscal. O jogo baseia-se na integridade do indivíduo em mostrar respeito pelos outros e cumprir as Regras. Todos os jogadores devem jogar de um modo disciplinado, demonstrar sempre cortesia e camaradagem, independentemente do lado competitivo. Este é o espírito do jogo do golfe.

O Golfe é um desporto onde deverá imperar o cavalheirismo e onde os jogadores se fiscalizam entre si, deixando por vezes, que pessoas sem escrúpulos e com conceitos errados de companheirismo possam ser tentados a alterar os resultados de forma a melhorar a classificação num torneio ou a não entregar resultados bons para que o seu Handicap não seja revisto para mais baixo e assim vir a melhorar no próximo torneio.

Estes são procedimentos altamente reprováveis e que acabam por vir a ser descobertos mais tarde ou mais cedo, podendo levar a sanções que prejudicam gravemente a imagem desse ou desses jogadores.

Algumas regras fundamentais de etiqueta no Golfe

O domínio das regras de etiqueta demonstra o respeito que temos pelos outros e pelo campo de golfe.

Respeito no campo

Não se deve mexer, falar ou colocar-se perto ou directamente atrás do jogador que está a preparar para executar uma pancada. O Silencio é Fundamental.

Não deve jogar antes de todos os jogadores do grupo da frente estarem fora do nosso alcance. Deve sair do green imediatamente após todos os jogadores do seu grupo terminarem o buraco. Preencha o cartão no >Tee de saída do buraco seguinte. Convide os jogadores mais rápidos a passarem à frente.

Prioridade no campo

As partidas de duas bolas têm prioridade sobre qualquer partida de três e quatro bolas. Um jogador sozinho não tem qualquer prioridade no campo e deve dar passagem a todas as partidas. Qualquer formação que jogue uma volta completa tem direito a passar outra que jogue só parte da volta.

Cuidados com o campo

Deve ter o cuidado de repor todos os divots (relva arrancada) que levante ao longo do Campo. Antes de sair de um Bunker, deve alisar todas as pegadas e marcas deixadas pela pancada. No green deve sempre reparar a marca feita pelo impacto da bola. Nunca pise a linha de putt de outro jogador. Não coloque o saco de golfe num green. Deixe o campo no estado em que gostaria de o encontrar.

Jogo Lento

Regra 6-7. Demora Injustificada. Jogo Lento.

O jogador deve jogar sem demora injustificada e de acordo com a orientação estabelecida pela Comissão Técnica sobre cadência de jogo. Entre o fim de um buraco e o começo do jogo no ponto de partida seguinte, o jogador não deve atrasar o jogo sem justificação. O jogo lento no campo de golfe tem geralmente a origem nos maus hábitos que o jogador vem adquirindo ao longo do tempo. Este desconhecimento deve-se ao facto do jogador nunca ter sido instruído sobre a importância da etiqueta no campo de golfe. Por vezes quando nos analisamos, descobrimos que estamos a atrasar o jogo e a fazer muitas das coisas que criticamos nos outros.

Algumas dicas para acelerar o jogo lento no Campo:

  • Escolha o Tee de saída correto de onde vai jogar;
  • Se o seu handicap for acima de 20, não deve jogar do  >Tee das Brancas, só vai atrasar o jogo somando mais pancadas;
  • Quando dois jogadores estão de Buggie, devem dirigir-se para a primeira bola e deixar o primeiro jogador com uma escolha de ferros. Depois de bater a bola o primeiro jogador deve caminhar na direcção do segundo jogador;
  • Use o tempo até chegar a bola para pensar na próxima pancada, na distância e na escolha do Taco. Desta forma, quando chegar a bola não necessita de tanto tempo para preparar a pancada;
  • Olhem todos para as bolas uns dos outros;
  • Quando chegar ao Green, tenha o cuidado de deixar o seu saco de golfe na direcção do próximo buraco, e não no início do green. Voltar atrás para buscar o saco atrasa o jogo;
  • Comece a ler a linha de Putt assim que chegar ao Green, não espere a sua vez para iniciar todo o processo. Desta forma, quando for a sua vez está preparado para executar a pancada!
  • tee.