Em 1975, quando o centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Seat em Martorell iniciou a sua atividade, o primeiro modelo a ser ali desenvolvido inteiramente e de forma totalmente independente da Fiat foi o Seat 1200 Sport, também conhecido por "Bocanegra", graças aos seus para-choques de plástico preto, enquadrados naquele que era conhecido como o design mais desportivo alguma vez aplicado ao modelo espanhol.
Com assinatura de Aldo Sessano, o 1200 Sport equipava na sua versão inicial um motor de 1.197 cc, 67 cv e transmissão manual de quatro velocidades para em 1977 surgir uma versão mais potente com 77 cv. Foram também adicionadas outras melhorias como cintos de segurança retráteis e piscas de emergência. Ambas as versões foram produzidas até 1979, com algumas unidades a serem entregues em 1980. O último “Bocanegra” foi vendido em fevereiro de 1981.
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Um quarto dos 19.394 Seat 1200 Sport produzidos com ambos os motores foi exportado para França, Holanda, Alemanha, Bélgica e Dinamarca. Meio século depois, este modelo continua a destacar-se sempre que marca presença em algum evento de clássicos.