Desde 1997 que o Euro NCAP tem tido um importante papel no aumento da segurança dos modelos comercializados na Europa e nem só aos modelos ligeiros de passageiros se dedica este organismo.
A prová-lo está a mais recente ronda de testes levada a cabo pelo Euro NCAP, na qual só foram postos à prova veículos comerciais.
Os modelos testados foram o Nissan Townstar (“gémeo” do Renault Kangoo) e três modelos da Toyota, o Proace City, Proace e Proace Max, que derivam das propostas comerciais da Stellantis.
Tanto o modelo da Nissan como o Toyota Proace Max conseguiram a classificação máxima de cinco estrelas. A Townstar conseguiu uma avaliação de 79% no critério “Safe Driving”; 74% em “Crash avoidance” e 80% em “Post crash safety”.
Já o Toyota Proace Max obteve as mesmas cinco estrelas de avaliação com classificações de 78% no critério “Safe Driving”; 64% em “Crash avoidance” e 80% em “Post crash safety”.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Já os Toyota Proace e Proace City ficaram-se pelas quatro estrelas. O primeiro obteve uma classificação de 75% no critério “Safe Driving”; 52% em “Crash avoidance” e 80% em “Post crash safety”.
Quanto ao Proace City, as suas quatro estrelas foram obtidas com base numa avaliação de 73% no critério “Safe Driving”; 47% em “Crash avoidance” e 80% em “Post crash safety”.