"Antes dos 30": como Martim Lomelino usa o desporto para mudar vidas

| Revista ACP

Apaixonado por desporto e pelas causas sociais, Martim Lomelino é o convidado de mais um podcast ACP “Antes dos 30” que dá a conhecer jovens talentos das mais diversas áreas.

Cartao "Antes dos 30"

Em mais um episódio do podcast ACP "Antes dos 30" estivemos à conversa com Martim Lomelino, um jovem madeirense apaixonado jovem madeirense apaixonado por desporto e causas sociais e que conjugou ambas as suas paixões para mudar vidas.

Atualmente consultor na Social Innovation Sports (SIS), uma associação que usa o desporto como ferramenta de inclusão social, Martim fala da influência do pai na sua paixão pelo desporto e descreve como a prática desportiva o ajudou a sair da sua “bolha de privilégio” e a contactar com realidades sociais diferentes.

Neste episódio Martim Lomelino explica como chegou à SIS bem como o seu papel nesta organização que usa o desporto para integrar comunidades vulneráveis.

Na SIS desde 2020, Martim explica que participa no desenvolvimento de projetos que ajudam jovens de bairros sociais e refugiados a acederem ao desporto, aprenderem português, adquirirem competências e, mais recentemente, a entrarem no mercado de trabalho.

O projeto Welcome Sports Club, focado em jovens refugiados, foi um dos marcos da sua trajetória e mostrou-lhe como uma simples partida de futebol pode ultrapassar barreiras culturais e linguísticas.

A vertente de empregabilidade, criada mais tarde, resultou em dezenas de jovens já contratados por empresas como o El Corte Inglés e a Teleperformance.

Martim prossegue, explicando que paralelamente, a SIS tem investido na requalificação de espaços públicos em bairros sociais, promovendo o bem-estar físico e mental através do desporto.

Martim destaca que o trabalho é exigente, mas profundamente recompensador, e sublinha que só é possível graças a uma rede de parceiros institucionais, empresariais e comunitários.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Consciente do privilégio com que cresceu, Martim vê esta missão como uma forma de devolver à sociedade e de continuar a crescer como pessoa e profissional.

Por fim, depois de recordar que a SIS está aberta a novos voluntários, parcerias empresariais e doações, Martim Lomelino deixa um apelo à ação: "o nosso trabalho só tem impacto se for feito com os outros. Sozinhos, não conseguimos".


Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas


scroll up