Num fim-de-semana marcado pelas altas temperaturas e pela dureza dos terrenos, João Ferreira assinou uma estreia para mais tarde recordar aos comandos da nova Toyota GR Hilux T1+ EVO da Toyota Gazoo Racing South Africa e a SVR.
Frente a adversários de renome mundial, o piloto natural da Guarda impôs-se numa das provas mais prestigiadas do calendário internacional: a Baja Aragón. Com Filipe Palmeiro como navegador, João Ferreira venceu o confronto direto com o multicampeão Nasser Al-Attiyah (Dacia).
A disputa foi decidida apenas nos derradeiros quilómetros da prova: a diferença final entre ambos foi de apenas 2 segundos, a margem mais curta na história da prova espanhola.
O pódio ficou completo com outro “peso-pesado” do todo-terreno, Nani Roma, aos comandos de um Ford.
Este triunfo histórico começou a ser “construído” logo no prólogo disputado na sexta-feira. Depois de ter vencido essa etapa, o piloto português viu um furo custar-lhe algum tempo, mas conseguiu manter-se a 13,1s do líder no final do primeiro dia.
Já no derradeiro dia da prova espanhola João Ferreira usou uma estratégia exemplar (com especial foco na segunda metade do percurso), para se impor ao experiente Nasser Al-Attiyah.
Com esta vitória João Ferreira junta-se a Carlos Sousa e Filipe Campos na lista de portugueses que venceram a prova espanhola.
Portugueses em alta
Além de João Ferreira, outros pilotos portugueses estiveram em destaque na Baja Aragón. Na categoria Stock Fernando Barreiros e José Sá Pires, aos comandos de uma Isuzu D-Max, conquistaram a vitória.
Também Gonçalo Guerreiro, piloto ACP da bp Ultimate Adventure Team, conseguiu o lugar mais alto do pódio, neste caso na categoria SSV.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Já a dupla portuguesa Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira, a estrear-se aos comandos do Polaris RZR Pro, alcançou um notável 2º lugar.