ACP-BP

Pub

Fórmula 1 em Portugal vai gerar 140 milhões de euros por ano

| Revista ACP

Portugal vai acolher o campeonato mundial de Fórmula 1 em 2027 e 2028. No conjunto dos dois anos, o Governo prevê um impacto económico de 280 milhões de euros, pelo menos.

F1-Portimao-Lusa-DOC

Portugal vai acolher o campeonato mundial de Fórmula 1 em 2027 e em 2028 e, segundo estimativas do Governo, o impacto económico das corridas vai ser de pelo menos 140 milhões de euros, por cada ano

“Espera-se um impacto económico não inferior a 140 milhões de euros em cada um dos anos”, afirmou o ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, em conferência de imprensa, esta terça-feira.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Na mesma conferência, que ocorreu após o anúncio da Fórmula 1, o governante assegurou que o custo de ter o Grande Circo em Portugal “não é expressivo e que será compensado”. O ministro da Economia não revelou estimativas sobre quanto o país vai ter de pagar pela F1, mas garantiu que “o custo estimado será inferior ao valor da receita esperada de impostos sobre a atividade económica associada a estas corridas”.

O Governo estima que cada Grande Prémio em Portugal vai ter mais de 920 milhões de seguidores a assistir a mais de 4 mil horas de transmissões televisivas. Acresce a previsão de que Portugal vai atrair mais 200 mil turistas através da F1, em 2027 e 2028, sendo 150 mil espetadores, dos quais "mais de metade internacionais", e 50 mil profissionais ligados ao universo da Fórmula 1.

Segundo o Castro Almeida, ter a F1 no Autódromo Internacional do Algarve “é uma oportunidade para a valorização” da região e para a “promoção da imagem de Portugal junto de mil milhões de pessoas”.

scroll up