ACP-BP

Pub

Dacia Sandrider está pronto para o Dakar

| Revista ACP

Protótipo vai disputar não só Dakar como o Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid (W2RC) e consome combustível sintético.

Sandrider-3

Depois de ter anunciado Nasser Al-AttIyah, Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez Herrero como pilotos oficiais, a Dacia deu a conhecer o carro com que quer conquistar o “mundo dos rally-raid” e o nome da sua equipa: Dacia Sandriders.

O carro, designado Dacia Sandrider, não esconde a inspiração no Dacia Manifesto, um protótipo revelado pela Dacia há alguns anos e que se destacava pelo visual futurista e minimalista.

Este protótipo será inscrito na categoria Ultimate T1+ e faz da agilidade e do peso baixo dois dos seus principais argumentos.

Com um chassis tubular e carroçaria em fibra de carbono, o Dacia Sandrider recorre a um V6 biturbo com 3.0 l de capacidade capaz de debitar 360 cv às 5000 rpm e 539 Nm de binário às 4250 rpm.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Acoplado a uma caixa sequencial de seis relações que envia o binário às quatro rodas, este motor tem ainda a particularidade de consumir combustível sintético fornecido pela Aramco cuja composição combina hidrogénio e CO2 capturado da atmosfera.

Com estreia em competição prevista para o Rally de Marrocos de 2024, em 2025 o Dacia Sandrider vai disputar não só o Dakar como as restantes provas do Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid (W2RC).

scroll up