Primeiro Aston Martin de quatro portas

| Revista ACP

Nasceu por vontade do proprietário da marca mas só viu a luz do dia quando a empresa mudou de mãos.

Aston-Martin-Lagonda-900

David Brown queria um Aston Martin de quatro portas e foi feito um protótipo em 1969. Mas o projeto só iria para a frente no início dos anos 70 depois da marca ter sido vendida. Derivado da versão coupé, o Aston Martin Lagonda Série 1 foi apresentado no Salão Automóvel de Londres em 1974, quando a marca já era propriedade da Company Developments.

O modelo do qual apenas foram produzidas sete unidades até 1976, partilhava o mesmo motor V8 e as mesmas suspensões dianteira e traseira, embora com distância entre eixos mais alongada. O comprimento do carro chegava aos 4,93 metros. Cinco exemplares equipavam caixa automática e dois com caixa manual de cinco velocidades.

Este exemplar (nas fotos) encontra-se agora à venda na Bonhams. Foi totalmente restaurado e conta com atualizações introduzidas em 2006 pela RSW, por forma a torná-lo mais adequado à condução dos dias de hoje. O chassi foi desmontado e reconstruído, foi revista a suspensão e a direção com esta Lagonda a receber ainda a conversão do motor RS Williams de 5,3 litros para 7,0 litros, passando dos 325 cv originais para os 485 cv. A velocidade máxima chega os 260 km/h.

scroll up