Líder do segmento C há dois anos e best-seller entre as carrinhas comercializadas em Portugal há já quatro anos, o Peugeot 308 foi renovado para garantir que se mantém no topo das preferências dos consumidores.
Além de uma revisão estética que confere um visual mais moderno ao 308, a marca gaulesa apostou ainda na expansão das funcionalidades digitais e na melhoria da eficiência das versões eletrificadas, algo que pudemos comprovar neste primeiro contacto.
Nova frente iluminada destaca-se
Nesta renovação a Peugeot apostou num estilo mais expressivo, com destaque para a estreia de um emblema dianteiro iluminado (uma novidade na gama) acompanhado por uma grelha redesenhada e pela assinatura luminosa de três garras, agora presente também na secção dianteira.
As entradas de ar laterais foram trabalhadas para melhorar o fluxo aerodinâmico, contribuindo para consumos mais baixos e maior autonomia.
Os modelos passam a contar com novas jantes de 17 ou 18’’, consoante a versão, além de novas cores de carroçaria.
No interior, mantém-se a aposta numa linha mais depurada, onde sobressaem o painel de instrumentos digital integrado no i-Cockpit (que continua a exigir alguma adaptação) e o sistema multimédia com cinco i-Toggles configuráveis.
Habitabilidade e praticidade reforçadas
Tal como até agora, a variante SW continua a fazer da maior versatilidade um dos seus grandes argumentos, contando com bancos traseiros rebatíveis em três partes e uma bagageira que pode chegar aos 1487 litros, dependendo da versão e configuração.
As variantes híbridas plug-in incluem ainda um piso de bagageira com duas posições para melhor aproveitamento do espaço.
A marca destaca também sistemas dedicados à qualidade do ar, como o AQS e o Clean Cabin, disponíveis nas versões superiores.
Motores para todos os gostos
Já disponível, o renovado Peugeot 308 apresenta-se com três motorizações, todas eletrificadas: mild-hybrid (apelidada “Hybrid” pela Peugeot), híbrida plug-in e 100% elétrica.
Já para 2026 está planeada a chegada da versão Diesel, com o 1.5 Blue HDi de 130 cv
O E-308, com 156 cv e bateria de 54 kWh, apresenta agora autonomia até 450 km WLTP. Conta com carregador trifásico de 11 kW de série, travagem regenerativa ajustável e novas funcionalidades como Plug & Charge e pré-disposição para V2L, que permite alimentar dispositivos externos.
Já o híbrido plug-in oferece 195 cv e até 85 km de condução totalmente elétrica, enquanto a versão mild-hybrid debita 145 cv e disponibiliza uma solução intermédia, apta a permitir circulação em modo elétrico até metade do tempo em trajetos urbanos.
Ao volante do renovado 308
Neste primeiro contacto com o renovado Peugeot 308 pudemos não só testar a variante SW 100% elétrica como a versão híbrida plug-in na carroçaria hatchback.
Começando pela versão movida somente a eletrões, esta destaca-se pela suavidade de funcionamento e facilidade de utilização.
Com três modos de condução (Eco, Normal e Sport) e patilhas no volante para ajustar o nível de regeneração de energia, o E-308 permite viajar sem que a autonomia seja sequer uma questão, quanto mais um problema.
Nesse campo é notório o trabalho da Peugeot no campo da eficiência, com a versão elétrica a surpreender particularmente em autoestrada a ritmos elevados, situação na qual o silencio a bordo evidencia o cuidado no isolamento acústico.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Dinamicamente os pergaminhos da marca mantêm-se intactos, com a 308 SW que pudemos testar a revelar-se segura e previsível em traçados mais sinuosos, mas sem abdicar de um comportamento dinâmico interessante, especialmente para quem aprecia uma condução mais empenhada.
Quanto à variante híbrida plug-in, esta destacou-se pela autonomia em modo 100% elétrico e, acima de tudo, pela suavidade com que o motor a combustão “entra em ação”.
Os preços em Portugal
A Peugeot aproveitou ainda esta renovação do seu best-seller para reforçar a utilização de materiais reciclados, ultrapassando os 30% na construção do modelo, incluindo polímeros reaproveitados e fibras naturais no habitáculo.
A marca introduziu também atualizações remotas de software, serviços conectados mais completos e integração com a app MyPeugeot para gerir carregamentos, climatização e funcionalidades remotas.
Entretanto, a Peugeot já divulgou os preços da renovada gama 308:
Peugeot 308
• Style Hybrid 145 cv: 33 535 €
• Allure Hybrid 145 cv: 35 135 €
• GT Hybrid 145 cv: 38 085 €
• Allure Plug-in Hybrid 195 cv: 41 050 €
• GT Plug-in Hybrid 195 cv: 44 200 €
• Style Elétrico 156 cv: 41 195 €
• Allure Elétrico 156 cv: 41 425 €
• GT Elétrico 156 cv: 43 975 €
Peugeot 308 SW
• Style Hybrid 145 cv: 34 635 €
• Allure Hybrid 145 cv: 36 235 €
• GT Hybrid 145 cv: 39 185 €
• Allure Plug-in Hybrid 195 cv: 42 150 €
• GT Plug-in Hybrid 195 cv: 45 300 €
• Style Elétrico 156 cv: 42 295 €
• Allure Elétrico 156 cv: 42 525 €
• GT Elétrico 156 cv: 45 075 €