ACP-BP

Pub

Está aí a nova geração do Opel Grandland

| Revista ACP

Elegante, dinâmico, espaçoso e versátil são os principais atributos deste SUV, além uma extensa gama de sistemas de assistência ao condutor.

Opel-Grandland-840

O recém-chegado Opel Grandland apresenta, pela primeira vez num modelo de produção em série, muitas das caraterísticas de design estreadas no concept car Opel Experimental. Inclui o Vizor 3D com o logótipo Blitz iluminado, colocado no centro e a inscrição "OPEL" permanentemente iluminada na traseira. Destaque ainda para o sistema de iluminação Intelli-Lux Pixel HD com mais de 50.000 elementos individuais, além da plataforma STLA Medium, nativa para BEV, bem como o novo conceito de acondicionamento plano da bateria que permite uma capacidade de 98 kWh. Isto permite que o Grandland Electric percorra até cerca de 700 quilómetros sem emissões locais (de acordo com o WLTP1). Numa estação pública de carregamento rápido, são necessários apenas cerca de 26 minutos para recarregar até 80% da capacidade da sua bateria.

Graças a 173 mm de comprimento adicional, 19 mm de altura adicional e 64 mm de largura adicional em comparação com o seu antecessor, o novo modelo transmite maior confiança graças às suas generosas dimensões: 4.650 mm; largura: 1.905 mm; altura: 1.660 mm. E combinado com jantes de liga leve de até 20 polegadas, isto ajuda-o a situar-se, confortavelmente, no topo do portfólio de SUV da Opel. A longa distância entre eixos de 2.784 mm e a porta da bagageira inclinada realçam o aumento do espaço no habitáculo e na bagageira. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, criando assim um volume de carga de até 1.641 litros.

No interior, os ocupantes do novo Grandland são recebidos por mais elementos arrojados e puros em combinação com um ambiente acolhedor e envolvente. Arquitetonicamente, a disposição do interior enfatiza um tema horizontal, com linhas que atravessam o tablier até às portas, aumentando a sensação de largura e espaço, enquanto o ecrã central de 16 polegadas, ligeiramente orientado para o condutor, e a consola central alta geram uma sensação desportiva. Atrás do volante, um painel de instrumentos discreto, amplo e totalmente digital fornece informações essenciais, permitindo que o condutor se concentre no prazer de conduzir e, em combinação com o head-up display Intelli-HUD, evita a necessidade de tirar os olhos da estrada. Entretanto, os passageiros do banco traseiro beneficiam de 20 mm de espaço adicional para as pernas em comparação com o Grandland anterior.

Sendo um veículo orientado para a família, a versatilidade do interior foi objeto de grande atenção. O objetivo era não só reunir inúmeros espaços de arrumação, mas também encontrar soluções inovadoras que facilitassem a vida dos clientes e melhorassem o conforto e o bem-estar. O destaque destas soluções inteligentes é a Pixel Box. Com o vidro translúcido iluminado e o revestimento em tecido, este elemento não só melhora o aspeto visual da consola, como também é altamente funcional. O carregador de smartphone sem fios está localizado atrás do vidro, para que os dispositivos possam ser carregados enquanto são guardados em segurança.

A oferta proposta pelo novo SUV topo de gama da Opel é completada por uma extensa gama de sistemas de assistência ao condutor, incluindo o Cruise Control Automático com função Stop & Go, o Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, a Adaptação Inteligente da Velocidade e o In Crash Braking, um sistema que tem como objetivo ajudar a evitar uma colisão secundária em caso de acidente, todos de série. O sistema Intelli-Drive 2.0, que integra numerosos assistentes eletrónicos e os combina com o assistente semiautomático de mudança de faixa e a adaptação da velocidade recomendada, também está disponível como opção.

Se a faixa de rodagem pretendida estiver livre, o assistente conduz o Grandland para a faixa desejada com pequenos movimentos da direção. E a Adaptação à Velocidade Recomendada assegura que - se confirmado pelo condutor - a velocidade do veículo é reduzida em conformidade quando é atingido um novo limite de velocidade ou aumentada até esse limite. Para além dos sensores, o Intelli-Drive 2.0 também utiliza informações da rede over-the-air. E o estacionamento e as manobras são também facilitados pelos sistemas pilotados de estacionamento à frente e atrás, a câmara de visão traseira com função de limpeza automática e a câmara Intelli-Vision de 360 graus.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Graças à sua nova plataforma de última geração, às novas tecnologias inovadoras em combinação com várias caraterísticas de design vistas pela primeira vez no concept car Opel Experimental, o novo Grandland está confortavelmente ao leme do portfólio de SUV da Opel, ao mesmo tempo que traz um novo nível de liberdade totalmente elétrica à estratégia de eletrificação em curso da Opel.

scroll up