Elétricos nas cheias: o que deve fazer

| Revista ACP

Veículos elétricos não são mais vulneráveis às cheias do que os restantes, mas atravessar zonas inundadas pode causar avarias graves.

@video=ti-2xofYnPo

As recentes cheias e inundações colocaram novos desafios aos condutores, em especial aos que utilizam veículos elétricos.

Apesar de serem frequentemente associados a maior segurança, os elétricos também podem sofrer avarias graves quando confrontados com água em excesso, não por causa das baterias, mas devido a componentes eletrónicos que podem ficar irremediavelmente danificados.

Nesta edição explicamos o que deve fazer em situações de chuva intensa e estradas inundadas: por que motivo não deve atravessar zonas alagadas, quais os riscos específicos para veículos elétricos e híbridos e como proceder se o carro ficar danificado.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Abordamos ainda a situação da rede pública de carregamento, com vários postos danificados ou submersos em zonas afetadas, mas com disponibilidade geral assegurada em muitos municípios.

Também nesta edição revelamos o balanço feito pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) acerca do mercado automóvel nacional em 2025 bem como as suas propostas para ajudar a renovar o parque automóvel.

A fechar testámos o novo Dacia Bigster 4x4, um SUV familiar com grande habitabilidade e capacidade fora de estrada, disponível em Portugal a partir de 30 350 euros.

scroll up