Até agora eletrificado por intermédio de uma mecânica híbrida plug-in, na sua nova geração o Mitsubishi Eclipse Cross “abraçou” por completo a eletrificação, deixando para trás o motor de combustão.
Primeiro modelo da marca com motorização totalmente elétrica pensado para a Europa, este SUV compacto assinala o início de uma nova fase na estratégia de eletrificação da marca no continente.
Desenvolvido sobre a plataforma CMF-EV, a mesma do Renault Scénic, o Eclipse Cross é, nada mais nada menos, que uma versão do modelo gaulês com outro logótipo e algumas diferenças visuais.
Na prática é a mesma estratégia já aplicada para dar origem aos novos Colt, ASX ou Grandis que se baseiam, respetivamente, nos Renault Clio, Captur e Symbioz, respetivamente.
Visualmente o novo Eclipse Cross adota uma evolução do conceito “Dynamic Shield” na dianteira e a identidade “Wide Hexagon” na traseira, linguagens visuais adotadas pelos mais recentes modelos da marca.
No interior, destaca-se o ecrã central de 12,3'', integração com o ecossistema Google e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. Já a aplicação móvel da Mitsubishi permite também o controlo remoto de várias funções do veículo.
Precisamente por ser um Scénic com outras “roupagens”, o Eclipse Cross será produzido em Douai, França, com o início da produção previsto para o final de 2025.
No lançamento, estará disponível uma versão com bateria de 87 kWh e autonomia superior a 600 km. Uma variante com autonomia intermédia chegará em 2026.
O carregamento rápido pode atingir até 150 kW em postos públicos, e o veículo está preparado para carregamento em corrente alternada até 11 kW.
O motor oferece uma potência de 218 cv (160 kW) e 300 Nm, números que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,4s.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Ao nível da segurança, o SUV conta com sete airbags e até 20 sistemas avançados de assistência à condução. Em caso de acidente, a bateria pode ser desligada automaticamente através de um sistema pirotécnico.
O novo modelo da Mitsubishi chega com uma garantia de fábrica de cinco anos, que pode ser estendida até oito anos mediante condições, e inclui também oito anos de assistência em viagem.
O Eclipse Cross elétrico junta-se a outros modelos da nova fase da Mitsubishi na Europa, como o Grandis e o Outlander PHEV, reforçando a aposta da marca no segmento dos SUV eletrificados.