Depois de quase ter abandonado por completo o mercado europeu, aos poucos a Mitsubishi tem vindo a reforçar a sua presença no “Velho Continente”, e o novo Mitsubishi Grandis é a prova.
À semelhança dos novos Colt e ASX, também o SUV que recupera a designação outrora usada pelo último monovolume da casa nipónica deriva diretamente de um modelo da Renault, neste caso o Symbioz.
Partilha com este as dimensões — 4410 mm de comprimento, 2000 mm de largura e 1580 mm de altura — e as proporções gerais, mas conta com detalhes estéticos exclusivos.
Entre estes, destacam-se a dianteira e a traseira onde incorpora, respetivamente, a assinatura visual “Dynamic Shield” e “Sculptural Hexagon” já tradicionais na marca. Já as jantes podem medir 17’’, 18’’ ou 19’’ consoante o nível de equipamento.
No interior o visual é o já conhecido do modelo da Renault, destacando-se o ecrã central com 10,4’’ complementado por um painel de instrumentos digital de 7’’ ou 10’’ mediante a versão.
Ainda a bordo do novo Grandis, a aposta passou também pela tecnologia. Desta forma, a nova proposta da Mitsubishi conta com integração Google, o que permite usufruir de sistemas como o Google Maps ou o Google Play
Quanto à habitabilidade, um dos principais argumentos do Grandis, esta sai beneficiada pelo facto de os bancos posteriores poderem deslizar até 160 mm para a frente, o que permite optar entre mais espaço na bagageira ou para as pernas dos passageiros.
Com os bancos traseiros deslocados para a frente, a bagageira oferece 434 litros de capacidade, que aumenta para 1455 litros com os bancos rebatidos.
Sempre eletrificado
No campo da mecânica, o novo Grandis apresenta-se sempre com duas motorizações, sempre eletrificadas, seja por intermédio de um sistema mild-hybrid ou híbrido convencional.
Na base da gama encontramos a variante mild-hybrid que conjuga um 1.3 l a gasolina com uma bateria de 12 V associada a um gerador de arranque por correia.
Capaz de recuperar energia na travagem para reforçar o binário, este sistema surge acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem de sete velocidades.
Já a versão híbrida usa um motor a gasolina 1,8 l com 109 cv, dois motores elétricos com 48 cv (36 kW) e 20 cv (15 kW) e uma bateria de 1,4 kWh, combinados numa transmissão automática multimodo.
Graças a este sistema pode circular até 80% do tempo em modo elétrico na cidade, reduzindo consumo até 40%. O sistema inteligente alterna entre modos elétrico, dinâmico, travagem regenerativa, recarga da bateria e E-Save para otimizar eficiência e desempenho.
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Disponível em quatro níveis de equipamento — Inform, Invite, Intense e Instyle —, o novo Mitsubishi Grandis ainda não viu revelados os seus preços ou data de chegada ao mercado.
Porém, a Mitsubishi já revelou que o Grandis vai contar com uma nova garantia alargada de fábrica de 8 anos.