ACP-BP

Pub

Ferrari Amalfi é o modelo mais acessível da marca

| Revista ACP

Novo coupé substitui o Roma e assume-se como a “porta de entrada” para o universo da marca de Maranello.

Ferrari-Amalfi-1

Ferrari e acessível são duas palavras quase antagónicas, mas nem por isso a marca de Maranello deixa de ter um modelo na base da sua gama e é precisamente esse o papel desempenhado pelo novo Ferrari Amalfi.

Sucessor do Roma, o novo degrau de acesso ao mundo da Ferrari partilha com o seu antecessor não só a plataforma como o motor e várias soluções técnicas, mas não se pense que se trata apenas de uma renovação profunda do antigo modelo.

Visualmente é fácil identificar o Amalfi como um modelo da Ferrari, com linhas esguias e elegantes à semelhança do Roma, mas agora com mais detalhes minimalistas.

Como seria de esperar, as linhas do Amalfi dedicam ainda especial atenção ao desempenho aerodinâmico que é reforçado por intermédio da asa móvel ativa traseira.

No interior a aposta da Ferrari passou pelo regresso de (alguns) comandos físicos em funções que dizem respeito à condução e pela introdução de três ecrãs: um com 15,6’’ que serve de painel de instrumentos; um central com 10,25’’ para o infoentretenimento e ainda um terceiro ecrã com 8,8’’ em frente ao passageiro.

Apesar de partilhar o chassis com o Roma, o Amalfi foi alvo de extensos melhoramentos com vista a aprimorar (ainda) mais seu desempenho dinâmico e o binómio conforto/comportamento.

Entre estes, destaque não só para as novas afinações de software como para a introdução de um sistema de travagem eletrónico (brake-by-wire).

Por fim, a nível mecânico o Ferrari Amalfi manteve-se fiel às soluções usadas pelo seu antecessor. Desta forma, continua a recorrer a um motor V8 a gasolina com 3.9 l, dois turbos e instalado numa posição central dianteira.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Mantém os mesmos 760 Nm de binário, mas viu a potência subir de 620 cv para 640 cv. Tudo isto permite-lhe cumprir os tradicionais 0 aos 100 km/h em 3,3s menos 0,1s do que o Roma.

Já disponível para encomenda, o novo Ferrari Amalfi vai começar a ser entregue no primeiro trimestre de 2026. Para já os seus preços não foram revelados.

scroll up