A BYD anunciou a chegada ao mercado português do novo Seal 6 DM-i, um modelo híbrido plug-in disponível nas versões sedã e carrinha.
Trata-se da estreia da marca no segmento das carrinhas na Europa, com a promessa de combinar condução elétrica no dia-a-dia com um motor de combustão interna que permite uma autonomia total superior a 1400 km.
A tecnologia híbrida plug-in “DM-i” é o elemento central da proposta. O sistema combina motores elétricos com um motor a gasolina de 1.5 litros e destaca-se pela autonomia em modo puramente elétrico: até 105 km no sedã e 100 km na carrinha.
Em Portugal, o BYD Seal 6 DM-i estará disponível em duas versões: Comfort Lite (com produção limitada) e Comfort.
Ambas têm potência de 212 cv, bateria de 19 kWh e um consumo combinado anunciado de 1,5 l/100 km no sedã.
Segundo a marca, esta mecânica permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,5s e alcançar os 180 km/h de velocidade máxima.
Ao nível do equipamento, todas as versões incluem um ecrã central de infoentretenimento (12,8'' ou 15,6''), quatro entradas USB-C, carregamento sem fios para smartphones, painel de instrumentos digital de 8,8'' e bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com regulação elétrica.
A carrinha inclui ainda barras de tejadilho e portão da bagageira com abertura elétrica.
O sedã oferece 491 litros de bagageira, que aumentam para 1370 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Já a carrinha Seal 6 DM-i Touring alcança os 1535 litros de capacidade total, com os bancos rebatidos.
Ambas as carroçarias vêm equipadas com a função Vehicle-to-Load (V2L), que permite alimentar dispositivos externos até 3,3 kW.
No campo da segurança a lista de equipamento inclui sete airbags, visão 360º, cruise control adaptativo, deteção de fadiga, alerta de colisão traseira e dianteira, monitorização de ângulo morto e aviso de abertura de porta, entre outros sistemas de apoio à condução.
Ao volante do novo BYD Seal 6 DM-i
Neste primeiro contacto com o novo modelo da marca chinesa, destacaram-se dois pontos essenciais: o conforto em modo elétrico e a suave transição entre os modos híbrido e elétrico.
A transição entre motor elétrico e a combustão é praticamente impercetível e o silêncio de marcha em ambiente urbano é digno de um 100% elétrico.
Só quando exigimos mais performance é que o motor de combustão se faz ouvir no habitáculo.
Ao volante da berlina, nota-se o cuidado no isolamento acústico e a suavidade de resposta do sistema híbrido.
A suspensão revelou-se competente, mesmo em piso irregular, e a direção, ainda que algo leve, transmite confiança.
O habitáculo é amplo e a bagageira não desaponta, mas a linha de tejadilho descendente faz com que a sensação de espaço nos lugares traseiros seja menor do que na carrinha.
Já o sistema de infoentretenimento é intuitivo, mas é de lamentar a ausência de botões de atalho físicos para a climatização.
Depois deste primeiro contacto, resta saber como se comporta em consumo real e a que ritmo se esgota a autonomia elétrica fora do ciclo WLTP.
Para já, o primeiro impacto é positivo e posiciona o Seal 6 DM-i como uma proposta pragmática, especialmente para quem quer fazer quilómetros com baixos consumos e sem abdicar de espaço ou equipamento.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O BYD SEAL 6 DM-i já está disponível para encomenda em Portugal, com quatro cores exteriores metalizadas (Obsidian Black, Atlantis Blue, Polar White e Sandstone) e interiores em Blue and Black ou Black and Grey.
As primeiras entregas estão previstas para as próximas semanas e todas as versões oferecem seis anos de garantia do fabricante e oito anos de garantia para a bateria.
A gama está disponível a partir de 32 990 euros + IVA numa campanha de lançamento válida até 30 de setembro, destinada a empresas e empresários em nome individual.
Para particulares, o preço começa nos 43 990 euros para a versão sedã Comfort, e nos 44 490 euros para a versão Touring Comfort Lite, com a versão Comfort a custar mais 1000 euros em relação à Comfort Lite.