A procura pelos veículos elétricos continua a crescer e um dos dados que permitem esta conclusão incide sobre a utilização da rede nacional de pontos de carregamentos da Mobi.E, que desde 2015 é a entidade gestora rede de mobilidade elétrica, responsável pela gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétrico, assegurando o controlo dos fluxos energéticos, informativos e financeiros.
Em 2025, a Mobi.E observou 8,8 milhões de carregamentos, o que se traduz num aumento de 45% face ao ano anterior, e registou um crescimento de 68% (282 mil) utilizadores, para 474 mil utilizadores.
“Estes números confirmam 2025 como o melhor ano de sempre da mobilidade elétrica em Portugal”, lê-se num comunicado da Mobi.E, que refere os meses de agosto e dezembro como “os mais dinâmicos”.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O consumo energético dos pontos de carregamento ultrapassou a 200 mil megawatts-hora (MWh), 57% acima do registado em 2024. Também aqui, agosto e dezembro voltaram a liderar, com mais de 19 mil MWh consumidos em cada um destes meses.
Segundo os cálculos da Mobi.E, com esta energia os veículos elétricos percorreram “mais de 1,3 mil milhões de quilómetros, evitando o consumo de mais de 60 milhões de litros de gasóleo”.
“A utilização da rede evitou a emissão de mais de 160 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera”, lê-se.