Ao mesmo tempo que decidiu abrandar a eletrificação da indústria automóvel, a Comissão Europeia (CE) continua a procurar reforçar a competitividade da indústria europeia num setor onde a eletrificação não deixou de ser protagonista.
A União Europeia vai investir 1,8 mil milhões de euros no novo programa Battery Booster, destinado a acelerar o desenvolvimento de baterias produzidas na União Europeia (UE) e a reforçar toda a cadeia de valor do setor.
Do montante total, 1,5 mil milhões de euros serão canalizados para produtores europeus de células de baterias, através de empréstimos sem juros, com o objetivo de ultrapassar estrangulamentos críticos na produção e aumentar a competitividade da indústria.
O programa prevê ainda medidas direcionadas de apoio ao investimento, à inovação e à coordenação entre Estados-Membros.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O Battery Booster insere-se na estratégia industrial europeia para as baterias e complementa iniciativas como o Net Zero Industry Act, o Plano de Ação para o Setor Automóvel e o Plano Estratégico para as Baterias.
A iniciativa pretende fortalecer o abastecimento de matérias-primas, garantir condições equitativas para as baterias produzidas na UE e reduzir a dependência de grandes atores globais.