Miguel Oliveira partiu do 3º lugar e rolou nessa posição durante grande parte da corrida de Barcelona, com a Aprilia a alcançar um excelente resultado com os dois primeiros lugares do pódio, com a vitória de Alex Espargaró e a 2ª posição com Maverick Viñales. O piloto português bem tentou fazer o pleno para a Aprilia no pódio, mas acabou por ser batido por Jorge Martin e por Joan Zarco, acabando por terminar a prova catalã no 5º lugar. Miguel Oliveira partiu da primeira fila da grelha e mostrou estar a atravessar um excelente momento, procurando o equilíbrio perfeito da sua Aprilia.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Na luta pela vitória, entre as Aprilia oficiais, Viñales e Espargaró assinaram excelentes duelos, mas com Espargaró a conseguir uma importante vitória em festa relevante para a Aprilia que bateu a habitual supremacia da Ducati. O desgaste dos pneus poderá ter retirado Oliveira da defesa do pódio, o que não impediu o piloto ACP de rubricar uma prova bastante positiva, que deixa excelentes indicadores para os próximos duelos.
Depois do MotoGP de Barcelona, o campeão Francesco Bagnaia, que sofreu aparatoso acidente no circuito catalão, continua no comando do campeonato de 2023 com 260 pontos, seguido por Jorge Martin com 210 e por Marco Bezzecchia com 189 pontos, todos em Ducati. Miguel Oliveira está no 14º lugar com 55 pontos. A próxima prova está agendada para San Marino a 10 de setembro.