ACP-BP

Pub

Bonhams vai leiloar 8 Rolls-Royce históricos

| Revista ACP

A leiloeira britânica vai leiloar oito Rolls-Royce da coleção Heritage Fleet, alguns deles da família Real.

phantomiv 01

Não é todos os dias que são levados a leilão vários Rolls-Royce repletos de história, muito menos oito da Heritage Fleet, uma coleção de carros construídos na unidade de Crewe, quando a prestigiada marca de luxo britânica era detentora também do emblema Bentley.

É verdade, não é todos os dias, mas o dia está perto. Será a 8 de setembro, no Goodwood Revival, que a leiloeira vai colocar sob o martelo oito exemplares magníficos, repletos de história e, alguns deles, praticamente como novos... Isto apesar de contarem já com uns aninhos de vida.

A estrela do leilão é o Phantom IV State Landaulette de 1950. Este carro, cuja carroçaria foi produzida pela Hooper & Co, foi construído para assinalar o Jubileu de Ouro da Rolls-Royce e foi usado pela Rainha de Inglaterra, fazendo parte da garagem real de 1959 a 2002. Trata-se de um modelo idêntico ao que transportou Meghan Markle, Duquesa de Sussex, até ao Castelo de Windsor para o casamento com o Príncipe Harry e cuja avaliação se situa entre os 1,1 e 2,2 milhões de euros.

Outro veículo com passagem pela Casa Real britânica é o Phantom V “High Roof” State Limousine, de 1960. Trata-se de um carro usado em várias visitas de Estado da Rainha Isabel II e cujo valor esperado se situa entre os 1,1 e os 1,7 milhões de euros.

E como não há duas sem três, os apaixonados por Diana, Princesa de Gales, vão poder entrar na corrida pela compra do Centenary Silver Spur Saloon, de 1985. Mas como se tal não bastasse para os amantes da Rolls-Royce, este modelo, cujo valor se situa entre uns mais acessíveis 90 a 100 mil euros, é também o 100.000º carro fabricado pela marca britânica.

Mas há outras ofertas mais mundanas, por assim dizer. O Rolls-Royce Coniche Convertible de 2002, o último produzido em Crewe e que apresenta um impressionante total de 384 km (!!!) percorridos desde que saiu da fábrica, ou o Silver Seraph Park Ward (2002), de chassis longo, que fez o equivalente a uma viagem Lisboa/Leiria pela A1, ou seja... 136 km!

Os restantes modelos que fazem parte desta coleção são o Seraph Saloon, o último Silver Seraph produzido, o Cornich Convertible IV e o Phantom VI Limousine.

scroll up