ACP-BP

Pub

Aston Martin DB5 celebra 60 anos

| Revista ACP

Considerado um dos automóveis mais bonitos do mundo, o DB5 também conquistou fama por ser “o carro do James Bond”.

Aston-Martin-DB5-900

O Aston Martin DB5 há muito que conquistou o estatuto de ícone da cultura, design e inovação britânicas. Seis décadas depois, continua a ser um dos carros mais icónicos e reconhecíveis do mundo. Estava-se em 1963 quando a marca no auge da popularidade com o seu DB4 a ser um êxito comercial desde 1958, apresentou ao mundo o sucessor DB5. Um novo modelo que voltou a surpreender pelas várias alterações de design, técnicas e de equipamento introduzidas.

O sedan e, mais tarde, o descapotável com a inconfundível designação DB5 estiveram em produção na fábrica e sede da marca em Newport Pagnell, Buckinghamshire, por pouco mais de dois anos, mas, nessa época, começaram a construir uma reputação e fama que, hoje, os tornam entre os carros mais desejados de todos os tempos.

E para isso muito contribuiu o agente secreto mais conhecido do mundo, de nome James Bond, que conduziu o DB5 numa série de filmes. Seguiram-se outras celebridades que não resistiram ao charme deste modelo britânico, desde atores, estrelas pop e famosos da época que conseguiram estar entre as fileiras exclusivas de propriedade da Aston Martin.

Os célebres patronos do DB5 na década de 1960 incluem Sir Paul McCartney e George Harrison dos Beatles e Mick Jagger da Rolling Stone. O mestre comediante Peter Sellers também adquiriu o modelo, enquanto uma infinidade de nomes notáveis nos anos seguintes – de Robert Plant e Jay Kay a Elle McPherson e Ralph Lauren – garantiram que as versões sedan e descapotável do carro raramente saíssem dos holofotes.

Quando foi exibido no Salão de Frankfurt em 1963, o Aston Martin DB5 apresentava uma nova versão de 4,0 litros muito reformulada do motor de seis cilindros em linha de 3,7 litros, duplo comando de válvulas, que alimentava o DB4, com o novo motor desenvolvendo o que era, então, distintamente potentes 282 cv em forma padrão.

Essa potência extra fez parte de uma série de alterações técnicas e de equipamento detalhadas, como a estreia de vidros elétricos e a disponibilidade opcional de ar condicionado, que foram meticulosamente concebidos para satisfazer as expectativas cada vez mais sofisticadas e exigentes dos clientes.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O desempenho, uma marca registrada da Aston Martin há 60 anos, era compatível com o estilo esbelto do carro – produto da carroçarria italiana Carrozzeria Touring Superleggera – e uma velocidade máxima superior a 240 km/h levou o folheto da época da Aston Martin a afirmar: “O DB5 é o carro GT regular de 4 lugares mais rápido do mundo”.

scroll up