O Museu da BMW em Munique tem patente uma exposição de três modelos da Serie 3 transformados em arte que fazem parte do BMW Art Car World Tour Internacional para celebrar o 50º aniversário da Coleção BMW Art Car. Estava-se em 1975 quando o primeiro BMW Art Car, criado por Alexandre Calder se estreou em Le Mans.
A exposição que reúne mais dois Art Cars baseados no BMW Série 3 - o BMW M3 GTR de Sandro Chia e os carros BMW M3 (Grupo A) projetados por Michael Jagamara Nelson e Ken Done, respectivamente -, não se confina ao museu da marca bávara em Munique, já que tem sido exibida por esse mundo fora dando a conhecer o talento artístico e a história da Coleção BMW Art Car, bem como a excelência técnica do BMW Serie 3.
Sinónimo de prazer de condução e exemplo de sucesso da BMW, o Serie 3 tem reinventado ao longo de 50 anos o conceito de sedan desportivo da marca ao estabelecer novos padrões em termos de desempenho, mas também inspirando artistas de todo o mundo que se têm dedicado à criação dos BMW Art Cars.
Tudo começou com o piloto francês e amante da arte Hervé Poulain, que, em parceria com o então chefe de automobilismo da BMW, Jochen Neerpasch, convidou o artista Alexander Calder para pintar um desenho num daqueles carros. O resultado foi um BMW 3.0 CSL que competiu nas 24 Horas de Le Mans em 1975, que deu início à Coleção BMW Art Car.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Artistas famosos como Frank Stella, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Robert Rauschenberg, Esther Mahlangu, David Hockney, Jenny Holzer e Ólafur Elíasson adicionaram, desde então, mais BMW Art Cars com seu próprio estilo individual à coleção. Mais recentemente, o americano John Baldessari e o artista multimedia chinês Cao Fei usaram o BMW M6 GTLM e o BMW M6 GT3, respetivamente, como tela para as suas interpretações do conceito BMW Art Car em 2016 e 2017. Nomes que se juntaram a Jeff Koons e Julie Mehretu na aplicação da sua criatividade em carros de competição dinâmicos nos últimos 15 anos.