ACP-BP

Pub

Volkswagen recebe 30 milhões para produzir ID.Every1 em Portugal

| Revista ACP

Apoio vem de fundos europeus e foi assegurado pelo Governo português, para garantir que novo elétrico da fabricante é produzido no país.

ID

O Governo vai apoiar a Volkswagen na produção do primeiro carro elétrico da fabricante em Portugal, com um auxílio de 30 milhões de euros. A gigante germânica anunciou, em março, que escolheu a fábrica da Autoeuropa para produzir o primeiro modelo elétrico da gama ID.1 - o iD.Every 1.

O acordo entre o Governo e a Volkswagen foi celebrado na segunda-feira, num evento que decorreu na unidade que a fabricante tem em Palmela.

Do lado do Governo, o acordo foi assinado pelo ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, num momento que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e dos secretários de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira.

Para Castro Almeida, a fábrica da Volkswagen em Portugal é “um pilar da economia nacional”, que com a produção do elétrico ID.Every1 “reforça o legado e abre uma nova etapa”. Neste sentido, prosseguiu o governante, “o Governo e a AICEP estão disponíveis para atribuir ao projeto de investimento a desenvolver pela Volkswagen em Portugal o nível máximo de auxílio legal, e regularmente definido pela União Europeia, 30 milhões de euros”.

Falamos de cerca de 30 milhões de euros de verbas europeias. Será o nosso contributo para promover em Portugal desenvolvimento empresarial baseado no conhecimento e na transição energética onde a inovação ocupa papel central", afirmou o ministro da Economia e da Coesão Territorial.

Do lado da fabricante, Thomas Hegel Gunther, diretor-geral da Volkswagen-Autoeuropa, realçou “a ocasião verdadeiramente especial” e a “confiança do grupo em Portugal”, fruto do “trabalho notável que esta equipa [em Palmela] tem feito".

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

Elétrico entra em produção em 2027

Foi em março deste ano que a Volkswagen anunciou que escolheu Portugal para produzir o ID.Every 1.

Para produzir o primeiro modelo elétrico da gama iD.1, a fabricante prevê “investimentos na "ordem de várias centenas de milhões de euros”, que visam a eletrificação da Autoeuropa, a adoção de novos processos de produção e logísticos, bem como a assemblagem robotizada de sistema de baterias, com a perspetiva de abrir portas ao país e ao cluster automóvel a novos fornecedores.

Entre os investimentos previstos na unidade de Palmela, já foram instaladas uma nova prensa de grandes dimensões e uma nova nave de pintura.

O elétrico deverá ser produzido em Palmela a partir de 2027, que deverá chegar ao mercado com um preço base a rondar os 20 mil euros. O novo veículo terá 3.880 metros de comprimento, 1.816 metros de largura e 1.490 metros de altura, sendo que o novo carro 100% elétrico terá uma autonomia mínima de 250 quilómetros.

Alimentado por um motor elétrico de nova geração com 70 kW (95 cv), terá espaço para quatro pessoas, uma bagageira com 305 litros de capacidade, e será o primeiro modelo do grupo Volkswagen a integrar um software que vai permitir equipar o carro com novas funcionalidades ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Além do ID.Every1, a fábrica da Autoeuropa vai também começar a produzir o veículo híbrido T-ROC NF ainda antes da produção do novo elétrico.

scroll up