ACP-BP

Pub

Novo elétrico da Volkswagen será produzido em Portugal

| Revista ACP

Produção fica a cargo da Autoeuropa. Preço base será de 20 mil euros.

VW-ID

A Volkswagen anunciou na segunda-feira que vai produzir o primeiro modelo elétrico da gama iD.1 em Portugal, anunciou Thomas Schäfer, presidente executivo da Volkswagen para a unidade de veículos de passageiros, em Wolfsburg, sede do grupo na Alemanha.

A produção do novo veículo fica a cargo da Autoeuropa, unidade que a Volkswagen tem em Palmela, distrito de Setúbal, estando o lançamento previsto para daqui a dois anos, ou seja em 2027.

Seguindo o plano estratégico da marca, o ID.Every1, designação do novo modelo elétrico de entrada de gama, terá um preço base a rondar os 20 mil euros. Um dos objetivos da Volkswagen para o futuro é promover a "mobilidade de baixo custo na era elétrica".

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

O novo veículo terá 3.880 metros de comprimento, 1.816 metros de largura e 1.490 metros de altura, sendo que o novo carro 100% elétrico terá uma autonomia mínima de 250 quilómetros.

“O ID. EVERY1 é a última peça do puzzle na nossa jornada para termos a mais ampla seleção de modelos no segmento de volume. Assim, poderemos oferecer a cada cliente o automóvel certo com o sistema de propulsão adequado – incluindo mobilidade elétrica acessível de entrada”, afirmou Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, aquando do anúncio do novo modelo elétrico.

“O nosso objetivo é expandir a nossa posição como o principal fabricante de volume a nível mundial em termos de tecnologia até 2030. E fazê-lo como uma marca para todos – exatamente como se espera da Volkswagen”, acrescentou.

"Passo de gigante", diz Governo português

A escolha de Portugal e da Autoeuropa, a principal empresa exportadora do país, para produzir o novo modelo 100% elétrico da Volkswagen mereceu uma saudação por parte do Governo português.

Em comunicado, o ministro da Economia, Pedro Reis, considerou o dia de ontem "verdadeiramente histórico".

"De uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo elétrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos", disse Pedro Reis, realçando que o país "dá um passo de gigante para contribuir para a reindustrialização verde europeia e para a reinvenção do setor automóvel europeu".

No mesmo comunicado, o Governo agradece o trabalho desenvolvido também pela AICEP, agência nacional que se dedica a captar investimento estrangeiro para o país, e pela Volkswagen-Autoeuropa.

Do lado da Autoeuropa, Thomas Gunther, presidente executivo da unidade de produção portuguesa da Volkswagen, destacou, citado em comunicado, que "esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, assinalando a entrada [da fábrica] na era da eletrificação".

"Gostaríamos de agradecer o apoio do governo de Portugal, que nos proporcionou as melhores condições para atrair este novo projeto para o país", concluiu o presidente executivo da Volkswagen-Autoeuropa, no mesmo comunicado.

A escolha da Volkswagen pela Autoeuropa corresponde a novos investimentos na "ordem de várias centenas de milhões, incluindo a eletrificação da fábrica de Palmela, a adoção de novos processos de produção e logísticos, bem como a assemblagem robotizada de sistema de baterias, podendo abrir portas para o país e para o cluster automóvel a novos fornecedores.

A Autoeuropa gerou, em 2024, 3,8 mil milhões de euros em volume de negócios e empregou 4,842 trabalhadores. No último ano, a fábrica de Palmela produziu 236.100 unidades, sendo responsável por 4% das exportações nacionais e por 1,3% do PIB nacional em 2023.

scroll up