A Volkswagen deverá manter os modelos descapotáveis fora da sua gama de veículos enquanto continuar a oferecer automóveis com motores a combustão e elétricos em simultâneo.
Quem o afirma é Andreas Mindt, diretor de design da marca, que sublinha as dificuldades que esta “dupla oferta” representa atualmente para a indústria automóvel.
Durante o Salão de Munique, Mindt explicou que a coexistência de gamas com motores de combustão interna e elétricos duplica o trabalho das equipas e os investimentos necessários.
Ora, segundo o executivo da marca alemã, esta dualidade afeta diretamente a viabilidade de projetos de nicho como são os descapotáveis.
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Segundo o responsável, “é por isso que já não se veem descapotáveis no mercado”.
Por exemplo, atualizações de software têm de ser feitas para ambos os tipos de motorização, o que sobrecarrega os recursos disponíveis.
A Volkswagen tem uma longa tradição neste segmento, tendo o último modelo descapotável sido a versão sem tejadilho do T-Roc da geração anterior.
No entanto, o regresso destes modelos está dependente do fim da era dos motores de combustão.
Para Andreas Mindt, só quando os veículos exclusivamente elétricos passarem a dominar o portefólio é que haverá espaço e capacidade para apostar novamente em variantes como os descapotáveis, não apenas na Volkswagen, mas em toda a indústria automóvel.