ACP-BP

Pub

Volkswagen congela descapotáveis até era 100% elétrica

| Revista ACP

Marca justifica decisão com os elevados custos de manter gamas a combustão e elétricas em paralelo.

VW-T-Roc-Cabrio

A Volkswagen deverá manter os modelos descapotáveis fora da sua gama de veículos enquanto continuar a oferecer automóveis com motores a combustão e elétricos em simultâneo.

Quem o afirma é Andreas Mindt, diretor de design da marca, que sublinha as dificuldades que esta “dupla oferta” representa atualmente para a indústria automóvel.

Durante o Salão de Munique, Mindt explicou que a coexistência de gamas com motores de combustão interna e elétricos duplica o trabalho das equipas e os investimentos necessários.

Ora, segundo o executivo da marca alemã, esta dualidade afeta diretamente a viabilidade de projetos de nicho como são os descapotáveis.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Segundo o responsável, “é por isso que já não se veem descapotáveis no mercado”.

Por exemplo, atualizações de software têm de ser feitas para ambos os tipos de motorização, o que sobrecarrega os recursos disponíveis.

A Volkswagen tem uma longa tradição neste segmento, tendo o último modelo descapotável sido a versão sem tejadilho do T-Roc da geração anterior.

No entanto, o regresso destes modelos está dependente do fim da era dos motores de combustão.

Para Andreas Mindt, só quando os veículos exclusivamente elétricos passarem a dominar o portefólio é que haverá espaço e capacidade para apostar novamente em variantes como os descapotáveis, não apenas na Volkswagen, mas em toda a indústria automóvel.

scroll up