Governo avança com isenção nas portagens

| Revista ACP

A medida aplica-se a partir da meia-noite e prolonga-se por uma semana.

Brisa-840

O Governo avançou com a isenção de portagens durante uma semana nas zonas afetadas pelo mau tempo. A decisão aplica-se a partir da meia-noite, anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, numa visita às áreas afetadas em Leiria. Esta medida vai aplicar-se nos trechos da A8, A14, A14 e A19.

Recorde-se que na passada segunda-feira, dia 2 de fevereiro, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, já tinha revelado que o Governo estava a avaliar a isenção de portagens nas zonas afetadas pela passagem da depressão Kristin e prometeu uma solução nas próximas horas.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Nove pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois três óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados. Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

scroll up