ACP-BP

Pub

JLR despede diretor criativo

| Revista ACP

Gerry McGovern estava na Jaguar Land Rover há 21 anos, tendo sido responsável pela modernização da linha Range Rover e um dos responsáveis pela polémica reinvenção da Jaguar.

GerryMc2

Depois da saída de Adrian Mardell, que assumiu a liderança em 2022 e determinou a reestruturação da Jaguar e da Land Rover, a JLR Jaguar Land Rover (JLR) despediu Gerry McGovern, diretor criativo da fabricante há duas décadas e um dos responsáveis pela nova e polémica estética da Jaguar.

A saída de McGovern ainda não foi oficializada, mas foi confirmada pela britânica Autocar, que cita fontes internas da JLR.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

As circunstâncias do despedimento ainda são desconhecidas, mas a saída do principal designer foi decidida na segunda-feira, 1 de dezembro, e teve efeitos imediatos. Segundo a Autocar, Gerry McGovern foi mesmo “escoltado para fora do escritório" da JLR.

Gerry McGovern sai da JLR ao fim de 21 anos de casa, dias depois do novo presidente executivo, PB Balanji – escolhido para substituir Mardell - ter iniciado funções.

O homem que antes de entrar na JLR em 1999 chegou a trabalhar para a Ford, Austin e Chrysler, foi o designer responsável pelo Range Rover Evoque e Velar e está por detrás do protótipo Jaguar Type 00 Concept, um coupé 100% elétrico que está na origem da reinvenção da Jaguar como fabricante de carros exclusivamente elétricos. O Type 00 representa uma revolução tal na Jaguar, que a marca parou a produção dos modelos a combustão, com as vendas a cair a pique, e focou-se em eletrificar toda a produção para se relançar em 2026.

A saída de McGovern pode significar que o grupo Tata, que detém e controla a JLR desde 2008, não está satisfeita com o rumo da JLR e pretende aumentar o seu controlo nas operações não só da Jaguar como da Land Rover e Discover.

Desde 2022 que a JLR está a mudar a sua estratégia, cujos resultados ainda estão por conhecer. Por um lado, a Land Rover foi dividida em três submarcas – Range Rover, Defender e Discovery. Por outro, a Jaguar atravessa um reposicionamento radical.

A estratégia da JLR ser uma “casa das marcas” é vista com desconfiança, sobretudo no caso da Jaguar.

scroll up