ACP-BP

Pub

Saiba que condução adotar com chuva forte

| Revista ACP

Imprevistos ocorrem com frequência quando se conduz com chuva, vento forte e nevoeiro.

chuva

Portugal está sob aviso amarelo devido à chuva forte, antecipando-se também ventos fortes e nevoeiro em algumas zonas do país. Sabe como adaptar a sua condução quando há temporal?

A primeira postura a assumir, sempre que existam entraves à normal condução, é a condução defensiva, que é a melhor forma de evitar acidentes e de se tornar um condutor mais inteligente, antecipando problemas.

A chuva traz vários desafios à segurança rodoviária, aumentando o risco de acidentes. Grandes volumes de água nas estradas, misturados com sujidade e óleo, reduzem a aderência dos pneus ao piso. A chuva forte também agrava condições de visibilidade.

Por isso, como condutor defensivo, a prioridade é estar sereno, sempre com as duas mãos firmes no volante, respeitar os outros condutores, estar alerta para imprevistos, sempre atento ao comportamento do trânsito

Importa, ainda, lembrar que em situações de chuva forte, a probabilidade de hidroplanagem ou aquaplaning — isto é, o efeito de planagem do veículo sobre uma película de água — aumenta, sobretudo se associada a velocidades elevadas.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

Moderação na velocidade, sempre

Para salvaguardar a sua condução, a sua segurança e dos outros (peões e condutores), é imperativo moderar a velocidade.

Caso o carro comece a derrapar, não trave a fundo. O aconselhável é tirar os pés dos pedais e aliviar a direção até começar a sentir que fica mais “pesada”. Não se esqueça de manter uma distância de segurança para o veículo da frente, e tenha sempre luzes e escovas em bom estado, para que possa ver e ser visto.

Além da chuva, o vento forte também exige cuidados redobrados. Quando muito forte e a soprar lateralmente, o vento é um fator de risco.

Nestas circunstâncias, existem momentos a que se deve dar maior atenção. Nomeadamente, à saída de túneis ou zonas protegidas, visto que deixa de haver a proteção da estrutura. Também as pontes e os viadutos merecem uma condução defensiva. E tenha atenção ao fazer ultrapassagens a veículos com dimensões mais volumosas, como camiões ou autocarros, uma vez que as medidas desses pesados acabam por bloquear o vento aos outros condutores.

E com nevoeiro, como é?

O nevoeiro também requer uma condução com cuidados redobrados. Além de velocidade reduzida e de ter as escovas do limpa para-brisas funcional, utilize o sistema de aquecimento ou o ar condicionado para ventilar os vidros frontais e laterais.

Não se esqueça de ligar os faróis de nevoeiro traseiros sempre que necessário (e de os desligar logo que as condições voltem ao normal, de modo a evitar encandeamentos) para ser visto por outros condutores e, caso tenha de imobilizar o veículo ou circular a velocidades muito baixas, ligue os quatro piscas ou luzes de emergência.

scroll up