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Euro NCAP pôs à prova mais nove modelos

| Revista ACP

Na nova ronda de testes foi atribuída a nota máxima a cinco modelos, mas também foram detetadas falhas em alguns automóveis.

Polestar

Desde a divulgação dos seus primeiros resultados em 1997 que o Euro NCAP tem tido um importante papel no aumento da segurança dos modelos comercializados na Europa.

Com testes e critérios de avaliação cada vez mais exigentes, obter as ambicionadas cinco estrelas de avaliação não é fácil, e se é verdade que os automóveis estão mais seguros do que nunca, não é menos verdade que há fragilidades que podem passar despercebidas até à ocorrência de um acidente real.

A comprová-lo estão os resultados da mais recente ronda de testes levada a cabo por este organismo. No total foram postos à prova nove modelos, sendo que destes apenas cinco obtiveram a avaliação máxima.

Os restantes não foram além das quatro estrelas, com o Euro NCAP a detetar falhas em modelos familiares.

Entre os modelos que ficaram aquém da nota máxima estão os Chery Tiggo 7 e Tiggo 8, dois SUV produzidos pelo construtor chinês Chery. Apesar de apresentarem uma boa relação entre preço e equipamento, ambos se ficaram pelas quatro estrelas devido a problemas com o airbag de cortina.

Este componente, que deveria proteger a cabeça e o tronco dos ocupantes em caso de impacto lateral, não funcionou corretamente nos testes. A falha afetou em particular a proteção da cabeça de uma criança sentada nos bancos traseiros.

A marca foi alertada para o problema e procedeu a alterações, mas numa nova avaliação o airbag voltou a não cumprir a sua função, desta vez soltando-se da estrutura superior da carroçaria. A persistência do problema levou o Euro NCAP a pedir uma reavaliação do design do sistema.

Quanto à avaliação geral, os dois modelos registaram 80% na proteção de adultos, 77% na de crianças, 80% na proteção de utilizadores vulneráveis da estrada e 78% nos sistemas de assistência à condução.

Outro modelo que não foi além das quatro estrelas foi o novo Hyundai Inster, o elétrico mais pequeno da marca sul-coreana. Neste caso, no teste de impacto lateral com barreira, a porta do condutor ficou destrancada após o embate, o que levou o Euro NCAP a atribuir-lhe apenas quatro estrelas.

No geral, o Inster obteve 70% na proteção de adultos, 81% de crianças, 70% para utilizadores vulneráveis e 67% nos sistemas de assistência.

Já o Ford Tourneo Courier regressou aos testes depois de ter sido originalmente avaliado em 2024, altura em que falhou na proteção da cabeça do passageiro traseiro. Alvo de melhorias no sistema de retenção, o modelo foi agora reavaliado e conseguiu melhorar a sua classificação.

Assim, passou de três para quatro estrelas, alcançando 85% na proteção de adultos, 78% de crianças, 78% para utilizadores vulneráveis e 66% nos sistemas de assistência.

Também com quatro estrelas ficou o Ford Puma Gen-E, com 75% na proteção de adultos, 84% de crianças, 70% para utilizadores vulneráveis e 69% em assistência à condução.

Entre os modelos que alcançaram a classificação máxima de cinco estrelas, o Polestar 4 destacou-se como o mais seguro para os ocupantes adultos, com 92%.

 

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O SUV elétrico com design coupé obteve 85% na proteção infantil, 81% na proteção de utilizadores vulneráveis e 79% nos sistemas de assistência.

O Zeekr 7X teve uma pontuação de 91% para adultos, 90% para crianças, 78% para utilizadores vulneráveis e 83% em assistência, enquanto a pick-up MG P9 EV obteve também 91% na proteção de adultos, 85% de crianças, 84% de utilizadores vulneráveis e 83% nos sistemas de assistência.

Com pontuações igualmente elevadas surgem o Omoda 9, com 90% na proteção de adultos, 85% para crianças, 81% para utilizadores vulneráveis e 80% nos sistemas de assistência, e o Lynk & Co 02, que registou 90%, 87%, 83% e 89% respetivamente.

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