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Euro NCAP pôs à prova mais 16 modelos

| Revista ACP

Na nova ronda de testes foi atribuída a nota máxima a 13 modelos, mas também foram detetadas falhas em alguns automóveis.

NIO-Firefly

Na mais recente ronda de testes, o Euro NCAP avaliou 16 novos modelos e, embora a maioria tenha alcançado a cobiçada classificação de cinco estrelas, nem todos os veículos passaram com distinção.

Houve destaques evidentes, especialmente entre os novos elétricos acessíveis, mas também falhas relevantes em modelos de marcas conhecidas.

Um dos grandes protagonistas desta ronda foi o Firefly, um pequeno citadino elétrico lançado pelo grupo chinês NIO.

Este modelo alcançou uma impressionante pontuação de 96% na proteção de ocupantes adultos, a mais alta registada em 2024, e garantiu também 87% na proteção infantil, 82% na proteção de utilizadores vulneráveis da estrada e 86% nos sistemas de assistência à condução.

Outro destaque veio da Turquia, com os primeiros modelos da nova marca Togg. O T10F, uma berlina familiar elétrica, obteve 95% na proteção de adultos e 85% na proteção de crianças.

O SUV T10X, por sua vez, registou 94% e o mesmo valor na categoria infantil. Ambos os modelos ficaram ligeiramente abaixo nos restantes critérios, com pontuações de 78 a 80% na proteção de utilizadores vulneráveis e nos sistemas de assistência, mas mesmo assim alcançaram a pontuação máxima global de cinco estrelas.

Estes resultados são particularmente relevantes tendo em conta que a Togg só iniciou a produção em 2022 e pretende exportar um milhão de veículos eléctricos até 2030.

Entre os fabricantes chineses, destacaram-se também os modelos IM IM6, Smart #5, Exlantix ES e BYD Dolphin Surf. O IM6, por exemplo, conseguiu 90% na proteção de adultos, 85% na de crianças e 83% para utilizadores vulneráveis, com um sólido desempenho também nos sistemas de assistência, onde alcançou 87%.

O Smart #5 destacou-se particularmente com 93% na proteção infantil e 92% nos sistemas de assistência à condução. 

Do lado das marcas europeias, a Audi voltou a submeter o Q4 e-tron aos testes, tendo conseguido melhorar a sua classificação anterior. Obteve agora 91% na proteção de adultos, 87% para crianças, 79% para utilizadores vulneráveis e 73% nos sistemas de assistência.

A MINI também mereceu destaque com os seus modelos Aceman e Cooper de três portas, ambos com avaliações robustas e equilibradas, permitindo alcançar as cinco estrelas.

Nenhum dos dois liderou isoladamente em qualquer categoria, mas as suas pontuações consistentes garantiram a classificação máxima.

Porém, nem todos os modelos conseguiram as cinco estrelas. O BMW Série 1, o Citroën C5 Aircross, o Suzuki e Vitara e o Toyota Urban Cruiser ficaram-se pelas quatro estrelas.

O modelo da BMW foi penalizado pela fraca proteção do peito e das pernas do condutor num embate frontal, enquanto o Citroën perdeu pontos sobretudo nas categorias de assistência à condução e proteção de utilizadores vulneráveis, obtendo apenas 62% na primeira.

Já o Suzuki e Vitara e o Toyota Urban Cruiser, que partilham a mesma base, registaram apenas 77% na proteção de adultos e valores médios nas restantes categorias, com desempenho fraco em impacto lateral.

Outro caso curioso foi o do Volkswagen ID.Buzz e do Lynk & Co 08. Ambos os modelos atingiram as cinco estrelas, mas por uma margem muito curta. 

 

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O ID.Buzz obteve apenas 70% na proteção de utilizadores vulneráveis, apesar de ter alcançado 84% na proteção de adultos e 85% na de crianças.

O Lynk & Co 08 teve melhores resultados, com 90% na proteção de adultos, 87% na de crianças e 81% nos sistemas de assistência, mas também ficou abaixo do desejável na interação com peões e ciclistas.

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