ACP-BP

Pub

Passes gratuitos para maiores de 65 anos em Lisboa até 2029

| Revista ACP

Desde 2022 que maiores de 65 anos de idade, residentes em Lisboa, têm passe gratuito para circular nos transportes públicos.

Autocarro Carris

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou na quarta-feira, 10 de dezembro, por unanimidade, o prolongamento da gratuitidade do título Navegante Urbano 3.ª Idade até 2029.

Quer isto dizer que pessoas com mais de 65 anos de idade, residentes na capital, vão continuar a ter passe gratuito na rede urbana da Carris e nas redes urbanas do Metropolitano e da CP.

Segundo o anunciado pela autarquia, a medida foi aprovada entre o executivo da CML, e segue agora para a Assembleia Municipal de Lisboa para ser apreciada. A medida consiste numa adenda ao acordo de “transporte coletivo gratuito” para “jovens e maiores de 65 anos, com domicílio fiscal em Lisboa”.

“Lisboa é das poucas cidades na Europa que têm transportes públicos gratuitos”, refere o presidente da CML, Carlos Moedas, em comunicado, que considera este prolongamento uma "proposta importantíssima".

Desde 2022, em articulação com o Estado e a Área Metropolitana de Lisboa, que a CML adplica a gratuitidade do título Navegante Urbano 3.ª Idade e de títulos para jovens, com domicílio fiscal em Lisboa.

Com esta proposta, Carlos Moedas fica mandatado para articular com o Estado as alterações ao acordo, sem ultrapassar o montante total, com IVA, de 8,5 milhões de euros anuais até 2029, e de outorgar a adenda com a Transportes Metropolitanos de Lisboa.

scroll up