Motociclistas apanhados em mais de 1700 infrações por dia

| Revista ACP

Autoridades implementaram nos últimos dias a terceira das 11 campanhas previstas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2026.

moto

Cerca de 57,3 mil motas foram fiscalizadas presencialmente nos últimos sete dias nos distritos de Vila Real, Viseu e Porto, tendo sido registadas 12,1 mil infrações, indicou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

A fiscalização decorreu num espaço de sete dias, o que significa que as autoridades identificaram mais de 1 700 infrações rodoviárias por dia, cometidas por motociclistas.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Num comunicado de balanço da campanha “Duas Rodas: Agarre-se à Vida”, que decorreu entre os passados dias 17 e 23, a ANSR refere que, no mesmo período, foram registadas por radares outras 10,6 mil infrações.

O excesso de velocidade foi responsável por 47% das infrações (10.644), enquanto 14% (1.944) se deveu à falta de inspeção periódica obrigatória, 5% (641) à condução sob o efeito do álcool e 3% (356) a “irregularidades relacionadas com o uso do capacete ou equipamentos de segurança”.

Além da ANSR, a campanha foi promovida pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP), tendo “como principal objetivo sensibilizar os condutores de motociclos e ciclomotores para a adoção de comportamentos mais seguros na estrada, atendendo à maior vulnerabilidade destes utilizadores em caso de acidente”.

A propósito, a ANSR adianta ter no mesmo período chamado a atenção de 231 condutores e passageiros de veículos de duas rodas para a importância de usarem capacete e de evitarem “comportamentos de risco, como excesso de velocidade ou manobras perigosas”.

Esta foi a terceira das 11 campanhas previstas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2026. Este tipo de planos são promovidos pelas autoridades desde 2020.

scroll up