ACP-BP

Pub

Acidentes com trotinetas não param de crescer

| Revista ACP

Sinistralidade com trotinetas elétricas aumenta em Portugal, com Porto, Lisboa e Faro entre os distritos mais afetados.

trotineta

As trotinetas elétricas têm ganho terreno como alternativa prática para deslocações nas cidades, mas esse aumento de popularidade tem vindo acompanhado por uma subida significativa no número de acidentes.

Só em 2024, foram registados 1369 sinistros com estes veículos, dos quais resultaram 58 feridos graves e três mortes.

Porto, Lisboa, Setúbal e Faro destacam-se como os distritos com mais ocorrências nos últimos dois anos, segundo dados divulgados pela PSP e pela GNR.

A PSP, que tem acompanhado de perto o fenómeno, registou este ano 663 acidentes, o que representa um aumento de 525% face a 2019.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Entre 2023 e 2024, os distritos mais afetados sob jurisdição da PSP foram o Porto (70 casos), Lisboa (47), Setúbal (19) e Faro (15).

Já a GNR contabilizou 706 acidentes com trotinetas em 2024, mais 29% do que no ano anterior e aponta Aveiro (129) e Faro (149) como os distritos mais problemáticos.

Recorde-se que, apesar de há muito o ACP pedir a obrigatoriedade do seguro de responsabilidade civil para este tipo de veículos, o atual Código da Estrada ainda não contempla essa exigência.

No entanto, em caso de acidente, a responsabilidade é avaliada segundo as mesmas regras aplicáveis aos restantes veículos motorizados.

scroll up