O Fundo Ambiental recebeu este ano 13,5 milhões de euros para apoiar as famílias na aquisição de veículos elétricos, de bicicletas a automóveis. No caso dos carros, o apoio poderia ser atribuído a quem adquirisse um veículo 100% elétrico com valor de mercado até 38.500 euros (até 55 mil euros para veículos com mais de cinco lugares). No entanto, menos de metade do total de incentivos disponíveis vão ser .
De acordo com os dados que a plataforma do Fundo Ambiental divulga em tempo real, das 1.425 vagas abertas em março para receber apoios na compra de um automóvel 100% elétrico, só 785 candidaturas chegaram à fase de submeter pedido de pagamento, isto é, de pedir a entrega do apoio. Destas, apenas 691 foram validadas para receber os "cheques" do Fundo Ambiental, cujo valor por beneficiário pode chegar aos quatro mil euros.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Estes dados tornam-se públicos numa altura em que as vendas de veículos 100% elétricos cresce.
Só em novembro venderam-se 5.341 carros novo 100% elétricos, com os veículos com zero emissões a representar 32,4% das vendas totais do mês, superando as vendas de carros a combustão interna (2.504 ligeiros de passageiros a gasolina e 854 a gasóleo).
A procura por elétricos aumenta, mas a capacidade do Estado em apoiar ou incentivar quem quer adquirir um veículo elétrico revela-se aquém.
De acordo com o Jornal de Negócios, o Ministério do Ambiente e Energia está a preparar uma nova fase de candidaturas para obter apoios na aquisição de veículos de emissões nulas, através do Fundo Ambiental. Nesta nova fase, o Fundo Ambiental terá 20 milhões de euros para apoiar a aquisição de veículos 100% elétricos.