ACP-BP

Pub

Mercedes-Benz GLB chega para substituir dois modelos de uma vez

| Revista ACP

Marca alemã reinventou o seu SUV compacto de cariz familiar, equipando-o com mais tecnologia e um estilo modernizado.

MB-GLB-2026-1

Posicionado como uma proposta de cariz mais familiar face ao mais pequeno e desportivo GLA, o Mercedes-Benz GLB acaba de ver revelada a sua segunda geração, apresentando-se agora como um SUV 100% elétrico.

Desta forma a Mercedes-Benz não só uniformiza a designação dos seus modelos a combustão e elétricos (estratégia que já vem a aplicar há algum tempo), como substitui também o EQB, até agora a versão 100% elétrica do GLB.

Apesar de manter as proporções da anterior geração, só mesmo os mais desatentos poderão confundir o novo GLB com o anterior, com o seu visual a aproximar-se do estreado pelo novo CLA.

Assim, no exterior destaca-se a tentativa da Mercedes-Benz em reforçar o visual robusto e aventureiro do GLB, mas também a nova assinatura luminosa dianteira e traseira. Além disso, há a registar o aumento das dimensões: dos 4,63 m de comprimento passou para 4,73 m.

Já no interior, que pode contar com até sete lugares, o enorme MBUX Superscreen, capta todas as atenções. Afinal, trata-se de um conjunto de três ecrãs que ocupam quase todo o tabliê, inclusive em frente ao passageiro dianteiro.

Além disso, o recurso a este enorme ecrã permitiu à Mercedes-Benz eliminar grande parte dos comandos físicos.

A marca alemã afirma que o objetivo foi tornar a utilização do GLB mais simples e intuitiva, resta saber como se irá portar face aos exigentes novos critérios de avaliação do Euro NCAP que vão penalizar os veículos sem comandos físicos.

A chegada ao mercado está planeada com duas variantes: GLB 250+ e GLB 350 4MATIC. A primeira conta com uma bateria de 85 kWh que alimenta um motor elétrico traseiro com 272 cv. Já a autonomia pode atingir os 631 km em ciclo WLTP.

Já a segunda versão mantém a mesma bateria, mas acrescenta um motor no eixo dianteiro, garantindo tração integral e elevando a potência total para 354 cv.

Ambas as versões contam com uma arquitetura elétrica de 800 V que permite recuperar cerca de 260 km de autonomia em apenas dez minutos, desde que ligado a um carregador rápido em corrente contínua.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

À semelhança do CLA, está igualmente prevista para o futuro uma variante 100% elétrica de entrada de gama, bem como opções híbridas com motor de combustão.

Disponível para encomenda desde 11 de dezembro de 2025, o GLB 250+ vê os preços arrancar nos 57 500 euros, enquanto o GLB 350 4MATIC tem um preço inicial a partir de 65 450 euros.

scroll up