Os veículos elétricos representam uma evolução tecnológica, quer por ser movidos a energia elétrica quer por estarem mais próximos da condução autónoma, mas será que representam uma inovação na mecânica automóvel?
A resposta à questão chega-nos pela voz de Bruno Gomes, diretor técnico da Assistência ACP. “Os carros elétricos são tecnologicamente muito mais evoluídos, tornando-os mais apetecíveis ao utilizador comum ter um carro com imensa tecnologia, mas não são naves espaciais, são carros normalistas”, defende o especialista no podcast “ACP Elétrico do Ano”.
O que significa esta afirmação? Segundo Bruno Gomes, os ad-ons e extras ao nível do entretenimento num carro elétrico “dá uma perceção de tecnologia”. No entanto, “a nível dos sistemas, não há assim uma evolução tão significativa, porque os carros já são muito evoluídos”.
“Ao nível dos sensores, o automóvel [elétrico ou não] já é muito evoluído. Se calhar face os carros dos anos 90, que eram tecnologicamente carros evoluídos, houve uma evolução gigante na parte dos sensores, no tipo de injeção [dos elétricos], porque tem-se trabalhado muito nessa parte tecnológica dos carros de combustão e, naturalmente, os carros elétricos foram um ad-on muito grande nessa parte ambiental e tecnológica”, argumenta o responsável.
Ainda sobre tecnologia, o diretor técnico da Assistência ACP aconselha que os utilizadores respeitem as atualizações de software enviadas pela marca.
“É para fazer, mas é importante ter noção que o valor/hora de um carro elétrico, num reparo autorizado, é superior a um carro convencional, porque as ligações à fábrica e as licenças pagam-se, a formação dos mecânicos também se paga, as horas de ligação à fábrica também se paga, isso tudo no final é o utilizador que vai pagar, naturalmente”, alerta.
Mas antes de qualquer aquisição, Bruno Gomes aconselha a realizar-se uma compra informada. O utilizador de carro elétrico deve saber o que está a adquirir, como funciona um veículo elétrico e se o modelo em causa serve, adequadamente, as necessidades do utilizador.
Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas