A solidão e o isolamento social são atualmente dos maiores desafios de saúde pública com impacto significativo na saúde física, mental e social, afetando transversalmente a nossa sociedade. A conexão social é determinante para a saúde e o bem-estar das pessoas, tanto que a Organização Mundial de Saúde tem apelado à mobilização das instituições âncora da sociedade na resposta a este desafio coletivo.
Ciente e consciente da sua massa associativa e do papel que representa na sociedade civil, o Automóvel Club de Portugal lança assim o ACP Conecta, um vasto programa de conexão social para combater a solidão.
Sentido de comunidade precisa-se
Toda esta ação do ACP tem por base um trabalho de pesquisa elaborado através de mais de 6.800 inquéritos, entrevistas e focus grupos aos sócios.
Entre as principais conclusões, destaca-se a solidão manifestada por 11,6% dos inquiridos. Apesar da média global de identificação com o local onde vivem ser elevada, o sentido de comunidade apresenta valores claramente preocupantes: 68% dos participantes dizem sentir um baixo sentido de comunidade no local de residência. Ou seja, as pessoas gostam do local onde vivem, mas a maioria sente pouco ou nenhum sentido de comunidade
O clube agradece a participação de todos os sócios neste estudo, muito relevante para a atividade do ACP Conecta que em breve será revelada em todos os canais do clube.