ACP promove Combustíveis de Baixo Carbono

| Revista ACP

Apresentada a Plataforma para a Promoção de Combustíveis de Baixo Carbono, do qual o Automóvel Club de Portugal é membro fundador. 

plataforma-CBC-FB

Oito organizações Portuguesas que operam na cadeia de valor dos combustíveis para a mobilidade, unem forças para formar a Plataforma para a Promoção de Combustíveis de Baixo Carbono. Agora em conjunto e totalmente comprometidas com os objetivos climáticos europeus, procuram contribuir para a descarbonização do setor da mobilidade, de uma forma sustentável e acessível a todos.

Nesta plataforma encontram-se representadas organizações que operam em diferentes etapas da cadeia de valor, desde a matéria-prima à produção do combustível, incluindo o seu fornecimento e distribuição, constituindo uma parte muito substancial dos setores dos combustíveis renováveis sustentáveis em Portugal e da mobilidade, nomeadamente a terrestre, ligeira e pesada, a aviação e a marinha, incluindo os consumidores.

Os membros da Plataforma PCBC estão empenhados em contribuir para uma economia climaticamente neutra até 2050 e para uma transição para combustíveis produzidos a partir de matérias-primas alternativas, nomeadamente biomassa sustentável, agrícola e florestal, resíduos, bem como a partir de eletricidade renovável, água e CO2 para a produção de combustíveis sintéticos derivados do hidrogénio. Dada a importância do setor dos transportes para a neutralidade climática, os combustíveis líquidos renováveis são essenciais para que os objetivos climáticos possam ser atingidos, desempenhando um papel particularmente importante neste âmbito dada a sua superior densidade energética, facilidade de armazenamento e transporte, e a ampla disponibilidade de infraestruturas e veículos já existentes para distribuição e utilização destes combustíveis e que, já hoje, contribuem para reduções significativas de emissões de GEE no setor de transporte rodoviário através da sua atual incorporação nos combustíveis fósseis.

São objetivos da Plataforma PCBC:

- Atuar como um fórum potenciador da comunicação coletiva, visando o intercâmbio de opiniões e melhores práticas sobre a transição energética e a descarbonização de todos os modos de transporte.

- Trabalhar em conjunto para contribuir para a descarbonização do setor de mobilidade de uma forma sustentável, progressiva e acessível a todos.

- Apelar às Instituições Nacionais e Europeias para a elaboração de um quadro legislativo que valorize e apoie todas as tecnologias de baixo carbono e impulsione a economia circular, em benefício das economias e dos consumidores.

- Dar visibilidade à dimensão social da transição energética, não privando dessa necessidade as áreas rurais e as mais desfavorecidas economicamente, alertando para as eventuais implicações financeiras insustentáveis que algumas soluções impostas possam acarretar.

- Partilhar publicamente as suas opiniões e posições relativamente ao desenho de regulamentos, necessários para o desenvolvimento de casos de negócios para os investimentos em combustíveis de baixo carbono2.

Os membros da Plataforma PCBC acreditam que os combustíveis renováveis e de baixo carbono são uma solução tecnológica essencial e de longo prazo, que continuarão a contribuir para a descarbonização de todos os modos de transporte, desde o transporte rodoviário, em complemento estratégico à sua eletrificação e à utilização de combustíveis gasosos renováveis, até aos transportes aéreos e marítimos onde poderão ser uma solução duradoura e a uma escala internacional crescente.

Para garantir o sucesso da transição energética, é imperativo que os decisores políticos nacionais e da UE, concedam o mesmo reconhecimento político e um nível adequado de apoio a todas as formas e fontes de energia renováveis nos transportes. Todas as tecnologias e cadeias de valor que tenham potencial para contribuir para a neutralidade climática, devem ser consideradas em pé de igualdade.

Além disso, a Plataforma vai dedicar especial atenção à dimensão social da transição energética, por considerar que deverão ser tidas em consideração as implicações sociais e económicas da cadeia de valor dos combustíveis emergentes, especialmente no que concerne ao emprego existente e à criação de emprego nas novas cadeias de valor.

Finalmente, chamamos a atenção para a inestimável capacidade dos combustíveis líquidos renováveis e com baixo teor de carbono, de preencherem as lacunas da estratégia para a mobilidade sustentável e garantirem que “ninguém seja deixado para trás”, possibilitando a todos o acesso a uma mobilidade acessível e permitindo a descarbonização progressiva da frota de veículos mais antigos

Os membros da Plataforma PCBC acreditam numa transformação energética duradoura e inclusiva, e comprometem-se a contribuir ativa e transparentemente para a transformação dos nossos sistemas de energia e transporte, oferecendo a sua experiência e conhecimento, não só no que respeita às tecnologias de baixo teor de carbono em apoio à ambição climática da EU, mas também em termos das necessidades sociais e económicas dos consumidores.

scroll up