Com quase 17 milhões de unidades vendidas desde 1990, o Renault Clio entra agora na sua sexta geração com dimensões maiores e uma imagem mais marcada, aproximando-se de segmentos superiores.
O Clio VI é mais comprido e mais largo do que o antecessor, resultado de um capot alongado, vias mais largas e uma silhueta mais esculpida.
A frente ganha uma grelha de padrão geométrico e novos elementos como o losango da marca, enquanto os arcos das rodas mais pronunciados reforçam a postura desportiva.
A gama inclui sete cores, duas delas inéditas, e jantes até 18’’.
No interior, a marca aposta claramente na digitalização. O modelo pode contar com dois ecrãs de 10’’, integrados no sistema OpenR Link com Google, que passa a oferecer navegação, aplicações e controlo por voz sem necessidade de smartphone.
A atualização futura para o assistente Gemini permitirá comandos mais naturais e conversacionais.
O habitáculo apresenta novos materiais, iluminação configurável e mais espaço para passageiros e bagagem, com uma mala que pode chegar aos 391 litros.
A nova gama de motores inclui um bloco de entrada a gasolina de 115 cv, disponível com caixa manual ou automática EDC, e um full hybrid E-Tech de 160 cv, agora com maior potência e um motor de combustão de 1.8 l.
A Renault anuncia consumos combinados de 3,9 l/100 km e emissões a partir de 89 g/km, com capacidade para circular em modo elétrico durante grande parte dos percursos urbanos.
Em 2026 chegará ainda uma versão ECO-G de 120 cv, que consome gasolina e GPL.
A aposta na eficiência estende-se aos materiais, com quase 34% do peso total do automóvel proveniente da economia circular e utilização alargada de plásticos reciclados, incluindo o para-choques traseiro. As jantes da versão Esprit Alpine incorporam alumínio reciclado.
O novo Clio reforça igualmente o capítulo da segurança e das ajudas à condução.
Estão disponíveis até 29 sistemas ADAS, entre eles o Active Driver Assist, capaz de adaptar a velocidade ao tráfego e ao traçado da estrada, e novas funções de prevenção, como a travagem automática em marcha-atrás e o alerta de saída segura.
O novo Clio conta também com o My Safety Switch, que permite ao condutor ativar em segundos as configurações preferidas destes sistemas.
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A marca afirma que o chassis foi revisto para manter o conforto e o comportamento do modelo anterior, agora com vias mais largas e nova afinação de suspensão.
A aerodinâmica foi melhorada e o isolamento acústico reforçado, com o objetivo de reduzir consumos e aumentar o conforto em andamento.
Com encomendas já abertas, o novo Clio prepara-se para renovar a presença da Renault no segmento dos utilitários, num momento em que o modelo se mantém entre os mais vendidos em França e na Europa. As primeiras unidades chegam em janeiro.