A Mercedes-Benz revelou a nova geração do GLC, agora com motorização totalmente elétrica, prometendo que a variante de combustão se manterá em produção em simultâneo.
Com lançamento previsto para a primeira metade de 2026, o modelo passa a integrar a família EQ e será o primeiro de uma nova linha desenvolvida sobre uma plataforma dedicada a veículos elétricos.
O novo GLC apresenta-se com consumos entre 14,9 e 18,8 kWh por 100 km, e emissões de CO2 nulas.
A estrutura do veículo foi concebida de raiz para este tipo de motorização, o que permitiu melhorias significativas ao nível do espaço interior, conforto e desempenho.
A distância entre eixos aumentou 84 mm em relação ao modelo com motor de combustão, o que se traduz em mais espaço para pernas e cabeça, tanto nos lugares da frente como nos traseiros.
A bagageira passa a oferecer 570 litros de capacidade, extensível até 1740 litros com os bancos rebatidos. Existe ainda um compartimento de arrumação adicional sob o capô dianteiro, com 128 litros.
A bordo, o destaque vai para o ecrã MBUX Hyperscreen, com 99,3 cm de largura, que centraliza todas as funções do veículo e permite uma utilização mais intuitiva.
O sistema inclui iluminação ambiente e integração com o tejadilho panorâmico, que pode projetar até 162 pontos de luz no vidro, simulando um céu estrelado.
O modelo introduz também um novo pacote de materiais interiores isentos de origem animal, certificados pela “The Vegan Society”.
A Mercedes-Benz torna-se assim o primeiro fabricante automóvel a oferecer um interior com esta certificação.
No capítulo da motorização, o GLC 400 4MATIC será a versão topo de gama no lançamento, com 489 cv (360 kW) de potência e até 713 km de autonomia em ciclo WLTP.
Estão previstas outras quatro variantes a serem lançadas posteriormente. O sistema elétrico de 800 volts permite carregamentos mais rápidos, com a capacidade de recuperar até 303 km de autonomia em 10 minutos, dependendo da estação de carregamento.
O modelo inclui também tecnologia de carregamento bidirecional, permitindo fornecer energia à rede elétrica ou a equipamentos domésticos compatíveis.
A suspensão pneumática adaptativa, proveniente do Classe S, contribui para um comportamento confortável em estrada e fora dela.
O sistema inclui direção no eixo traseiro com ângulos até 4,5 graus, o que melhora a manobrabilidade em espaços reduzidos.
Já a capacidade de reboque atinge as 2,4 toneladas, sendo possível transportar bicicletas elétricas num suporte adequado, graças a uma carga máxima no engate de 100 kg.
O GLC integra ainda sistemas específicos para condução em pisos irregulares, incluindo o modo TERRAIN e a funcionalidade de "capô transparente", que usa câmaras para mostrar virtualmente o que se passa sob a frente do veículo.
A travagem é assegurada por um novo sistema denominado One-Box, que combina regeneração energética e travagem tradicional, proporcionando uma resposta mais estável e previsível.
A regeneração de energia pode atingir os 300 kW e ocorre em mais de 99% das travagens em utilização normal.
A experiência de condução e interação com o veículo é gerida pelo novo sistema operativo MB.OS, desenvolvido internamente pela Mercedes-Benz.
Este sistema liga todas as funções do automóvel, desde a condução assistida ao entretenimento, recorrendo a inteligência artificial para adaptar o comportamento do veículo às preferências do condutor.
O sistema é compatível com atualizações remotas, o que permite acrescentar novas funcionalidades ao longo do tempo sem necessidade de visita à oficina.
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O assistente de voz MBUX foi atualizado com tecnologias da Microsoft e da Google, permitindo interações mais naturais e respostas mais completas, mesmo em conversações com múltiplas perguntas.
A segurança ativa é assegurada por um conjunto de sensores, câmaras e radares integrados no sistema MB.DRIVE, que processa dados em tempo real para ajudar na condução.
Entre as suas funcionalidades incluem-se a assistência à travagem, aceleração e direção, com possibilidade de atualização remota após a compra.
A iluminação também foi revista, agora com tecnologia micro-LED e projeções adaptativas em função da estrada.
Com chegada prevista para a primeira metade de 2026, o novo Mercedes-Benz GLC terá como um dos principais rivais o BMW iX3, modelo também revelado no Salão de Munique. Para já a marca alemã ainda não revelou os preços do seu novo SUV.