ACP-BP

Pub

Toyota GR GT é um supercarro com 650 cv de potência

| Revista ACP

Desenvolvido como carro de competição está homologado para circular na estrada.

GR-GT-840

A TOYOTA GAZOO Racing já deu a conhecer o seu desportivo GR GT que foi concebido e desenvolvido como um carro de corrida homologado para circular em estrada. Está equipado com um sistema híbrido que combina um motor V8 biturbo de 4,0 litros recentemente desenvolvido e um único motor elétrico. Além da potência máxima do sistema de 650 cv ou superior e do binário máximo do sistema de 850 Nm ou superior (valores-alvo de desenvolvimento) para um desempenho excecional, foi dada uma atenção especial a três elementos-chave: um centro de gravidade baixo, um peso reduzido com elevada rigidez e a procura pelo melhor desempenho aerodinâmico.

O desenvolvimento do GR GT, que ainda está em curso, começou com o objetivo de alcançar um centro de gravidade excecionalmente baixo, reduzindo ao máximo tanto a altura total do veículo como a posição do condutor. Em seguida, foi dada atenção à adoção de um layout de motor dianteiro e tração traseira para facilitar o manuseio ao conduzir o veículo até ao seu limite. O posicionamento otimizado de componentes pesados, como o motor, a caixa de velocidades montado na traseira e outros mecanismos importantes, reduziu significativamente o seu centro de gravidade.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O elemento-chave do baixo peso e alta rigidez do GR GT é conseguido pela utilização da primeira estrutura carroçaria Toyota totalmente em alumínio. O uso de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) e outros materiais nos painéis produziu uma carroçaria forte, porém leve. O processo de criação do estilo exterior, com vista a obter um desempenho aerodinâmico, foi diferente do utilizado anteriormente na fabricação de automóveis Toyota. Geralmente, a atenção é voltada para a aerodinâmica depois de finalizado o estilo exterior; no caso do GR GT, o desempenho aerodinâmico ideal foi estabelecido primeiro. Os engenheiros aerodinâmicos e os designers exteriores trabalharam em conjunto para obter um estilo que apoiasse o desempenho aerodinâmico e de refrigeração.

O estilo interior também foi meticulosamente trabalhado, sem compromissos, com base na ergonomia, com o objetivo de alcançar a posição de condução ideal do ponto de vista de um condutor profissional e a visibilidade necessária para uma condução no limite. Naturalmente, além da condução em circuito, foi tomado cuidado para garantir a adequação ao uso diário.

scroll up