A Bugatti até pode ter anunciado em 2022 que se ia despedir do motor W16 com o Mistral, mas a marca francesa abriu uma exceção com o novo Bugatti Brouillard.
Este é o primeiro exemplar do novo Programa Solitaire que promete criar modelos únicos “à medida” de cada cliente e tem capacidade para criar um modelo único a cada seis meses.
Para integrar este programa não basta ter orçamento para encomendar um carro. É necessário ter um histórico com a marca bem como uma coleção de automóveis.
Quanto ao Brouillard, na sua base encontramos não só a plataforma do Mistral como o seu motor, um W16 com 8.0 l, quatro turbos e 1600 cv. O seu binário é enviado às quatro rodas por intermédio de uma caixa de dupla embraiagem de sete relações.
Tudo isto permite à mais recente criação da Bugatti cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 2,4s; alcançar os 200 km/h em 5,6s e os 300 km/h em 12,1s. Já a velocidade máxima fixa-se nos 420 km/h.
Apesar de partilhar a base mecânica com o Mistral, o Brouillard é um modelo completamente exclusivo, não partilhando qualquer painel da carroçaria com o modelo que lhe serve de base.
Inspirado em alguns modelos históricos da Bugatti (como o Veyron), o Brouillard destaca-se por detalhes como os faróis traseiros em forma de “X”, o novo spoiler, a dupla entrada de ar no tejadilho ou os para-choques redesehados.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Já no interior a fibra de carbono e os padrões típicos da alta-costura parisiense captam as atenções.
O preço do Bugatti Brouillard não foi revelado, mas tudo indica que tenha sido superior ao valor pedido pelo La Voiture Noire. Com presença confirmada no Pebble Beach Concours, o Brouillard só será entregue em 2027.