A BMW revelou os primeiros detalhes do novo iX3, o modelo que marcará o arranque da sua nova geração de veículos elétricos, designada Neue Klasse, e que muitos consideram o lançamento mais importante da marca nesta década.
O modelo será produzido a partir do outono de 2025 na nova fábrica da marca em Debrecen, na Hungria, com o lançamento comercial na Europa agendado para a primavera de 2026.
Depois de alguma especulação sobre qual modelo iria estrear esta nova fase da marca, o SUV iX3 acabou por ser o escolhido, dada a sua maior relevância comercial a nível global.
A primeira versão a chegar será o BMW iX3 50 xDrive, equipada com tração integral e uma potência combinada de 469 cv (345 kW), com dois motores elétricos.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em apenas 4,9s, e a velocidade máxima é limitada a 210 km/h, apesar das cerca de 2,3 toneladas de peso.
A autonomia, segundo o ciclo WLTP, varia entre 679 e 805 quilómetros, com um consumo elétrico combinado entre 15,1 e 17,9 kWh/100 km.
Esta evolução é fruto da sexta geração do sistema elétrico eDrive da BMW, que reduz perdas energéticas em 40%, o peso em 10% e os custos de produção em 20% face à geração anterior.
O sistema agora permite também carregamento bidirecional, com funções Vehicle-to-Load, Vehicle-to-Home e Vehicle-to-Grid, permitindo que o carro forneça energia a dispositivos externos, casas ou até à rede elétrica.
O BMW iX3 integra ainda a nova plataforma de 800V da marca, que permite carregamentos rápidos até 400 kW.
Em apenas 10 minutos de carga num posto DC é possível repor até 372 km de autonomia, sendo possível passar dos 10% aos 80% em cerca de 21 minutos.
Em corrente alternada, suporta 11 kW de série, ou 22 kW opcionalmente. A bateria estrutural com células cilíndricas de nova geração tem uma capacidade útil de 108,7 kWh e pode também ser carregada a 400 V.
Com 4,78 metros de comprimento, o novo iX3 mantém as proporções típicas dos SUV da BMW, mas introduz uma nova linguagem de design, maismoderna e minimalista, inspirada em modelos históricos dos anos 60.
O coeficiente aerodinâmico foi otimizado para 0.24, representando uma melhoria de 20% face ao modelo anterior. Para tal contribuem os puxadores de portas embutidos bem como as jantes entre 20" e 22" com desenho aerodinâmico.
No interior, o iX3 estreia o sistema BMW Panoramic iDrive, baseado no novo BMW Operating System X com base Android, eliminando o comando rotativo tradicional e introduzindo uma nova filosofia de interação digital.
A informação é projetada numa faixa horizontal digital ao longo do para-brisas através do Panoramic Vision, e pode ser personalizada por todos os ocupantes.
O sistema integra ainda um novo head-up display 3D (opcional), um ecrã central tátil com tecnologia de retroiluminação e um volante multifunções com resposta háptica.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O habitáculo foi concebido com enfoque na funcionalidade, espaço e sustentabilidade. Com 2,9 metros de distância entre eixos, oferece conforto total para cinco adultos.
A bagageira conta com 520 litros de capacidade, extensíveis até 1750 litros com os bancos traseiros rebatidos, a que se somam 58 litros adicionais num compartimento sob o capô dianteiro.
Segundo a BMW, 98% das travagens em condução diária são realizadas apenas com o sistema de regeneração, reduzindo drasticamente a utilização dos travões físicos, ainda que estes mantenham discos ventilados nas quatro rodas.
Já o sistema de assistência à condução inclui assistente de autoestrada, condução mãos-livres em certas condições, deteção de semáforos e outras funcionalidades de condução semiautónoma.
O BMW iX3 será o primeiro de 40 novos modelos ou atualizações com base na Neue Klasse a chegar ao mercado até 2027 e terá como rivais não só o Tesla Model Y como várias propostas chinesas.