FIA prepara regresso do WRC aos EUA

| Revista ACP

Há quase 40 anos que o mundial de ralis não passa pelos EUA

Rally

Desde o Rali Olympus de 1988 que o campeonato do mundo de ralis (WRC) não passa pelos Estados Unidos da América (EUA). Mas o regresso à terra do Tio Sam estará para breve.

Em comunicado, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que regula todo o desporto automóvel mundial, confirma que está a ser preparado o regresso do WRC aos EUA, sendo que em 2026 vai realizar-se um "evento candidato" para aferir se os EUA podem integrar o calendário do mundial de ralis já em 2027.

"Um evento candidato bem-sucedido abriria caminho para o retorno dos Estados Unidos ao calendário do WRC em 2027, um marco tanto para o campeonato quanto para o rali no país", lê-se na nota da FIA.

O evento pré-WRC está marcado para verão, entre os 11 e 17 de junho, e deverá realizar-se no Estado do Kentucky ou no Estado do Tennessee. "Os delegados vão explorar troços e infraestruturas", revela a FIA, que confirma "a participação de delegados para uma inspeção e avaliação minuciosa de todos os aspetos" do rali pré-WRC norte-americano.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

O presidente da FIA vê os EUA como "uma das oportunidades de crescimento mais importantes para o WRC da FIA". Citado no mesmo comunicado, Mohammed Ben Sulayem considera os EUA uma "nação onde o automobilismo faz parte do ADN, com campeonatos nacionais de nível mundial".

"Estou profundamente empenhado em fortalecer a presença da FIA nos EUA e garantir que o rali se torne um pilar fundamental desse futuro", conclui.

O evento candidato vai ser realizado em colaboração com a ACCUS, sigla para Comité de Competição Automobilistica dos EUA.

Além do evento candidato, a FIA pretende ainda marcar presença numa etapa do ARA, o campeonato nacional de ralis norte-americano, bem como reunir com a Podium Event Partners, entidade organizadora do ARA e que também tem experiência na organização da NASCAR.

scroll up