ACP-BP

Pub

Fórmula 1 confirma Portugal na prova em 2027 e 2028

| Revista ACP

Grande Prémio de Portugal vai realizar-se no Autódromo Internacional de Portimão.

formula1-1

É oficial: Portugal vai voltar a integrar o campeonato mundial de Fórmula 1 (F1) em 2027 e 2028. As corridas em solo português vão realizar-se no Autódromo Internacional do Algarve, que será palco da 19.ª e 20.ª edição do Grande Prémio de Portugal.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, a Fórmula 1 anuncia ter formalizado um acordo de dois anos com o Governo português, o Turismo de Portugal e a Parkalgar, empresa que gere o Autódromo Internacional do Algarve, para realizar um Grande Prémio em Portimão.

Este anúncio concretiza a promessa feita em agosto pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, que o Grande Circo voltaria ao Algarve, como parte de uma estratégia de promoção da região e do país através de grandes eventos.

"Estou muito contente por Portimão regressar ao calendário da Fórmula 1 e por este desporto continuar a despertar a paixão dos fãs portugueses", afirma Stefano Domenicali, presidente e diretor-executivo da F1.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

O gestor considera que o circuito de Portimão "proporciona emoção na pista desde a primeira curva até ao desfraldar da bandeira axadrezada" e agradece ao Governo a vontade de atrair para Portugal o evento da F1. "O interesse e a procura para acolher um Grande Prémio nunca foram tão elevados", assinala Domenicali no mesmo comunicado

Do lado do Governo, o regresso de Portugal ao mapa da F1 é assinalado pelo ministro da Economia, Manuel Castro Almeida: "O Grande Prémio de Portugal terá um impacto direto na atividade económica, gerando oportunidades em toda a cadeia - do turismo ao comércio, dos serviços às pequenas e médias empresas -, projetando o país como um destino competitivo e fiável." 

Portugal acolheu pela última vez uma prova de F1 em 2020 e 2021, precisamente, em Portimão. Nesses dois anos, o Autódromo Internacional de Portimão foi uma das alternativas encontradas pela F1 para não interromper o campeonato mundial durante a pandemia da Covid-19. Nesse período, o ACP teve um papel ativo na organização e promoção da prova.

O regresso está marcado para 2027, com a prova a repetir-se em 2028. O Autódromo Internacional de Portimão, segundo a organização da F1, é um circuito de 4,6 km conhecido pelos pilotos, que "oferece um desafio técnico, com mudanças dramáticas de elevação".

Apesar de ainda ter uma história recente, Portimão já é um local que marca a F1. Foi no circuito do Algarve que Lewis Hamilton superou o recorde do maior número de vitórias de sempre na F1, que pertencia a Michael Schumacher, depois de garantir o seu 92.ª Grande Prémio em 2021. Do atual grid, Hamilton continua a ser o único piloto a vencer em Portimão (também tinha vencido ali em 2020).

A história de Portugal na F1 não se resume ao Algarve. É mais antiga e com episódios importantes. O primeiro Grande Prémio a realizar-se em Portugal decorreu no Porto, em 1958. Alguns dos maiores pilotos da Fórmula 1 alcançaram o pódio em Portugal, incluindo Stirling Moss, Alain Prost, Ayrton Senna e Nigel Mansell. Recorde-se que Senna conquistou o seu primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 no Estoril, em 1985.

scroll up