A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar entre os dias 14 e 18 de maio uma operação especial no âmbito da 58.ª edição Vodafone Rally de Portugal 2025, a contar para o campeonato do mundo de ralis (WRC).
A operação “WRC Vodafone Rally de Portugal 2025” terá o “objetivo de garantir a ordem pública, encaminhar e conter os espetadores nos locais destinados ao público, interditar a circulação nas special stages, assegurar a fluidez da circulação nos acessos, itinerários de emergência e percursos de ligação entre classificativas”, de acordo com o comunicado da GNR.
A operação da GNR vai decorrer em duas fases. A primeira, com início no dia anterior à prova, 14 de maio, “destina-se a garantir a interdição da circulação automóvel nos troços da classificativa, o controlo de acesso de viaturas e espetadores, até à montagem do dispositivo final”.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A segunda fase, entre os dias 15 e 18 de maio, coincide com o decorrer da prova e “será implementada de acordo com os horários previstos para as classificativas". E visa "interditar o acesso e circulação de veículos não autorizados nos troços da competição, conter o público dentro dos limites das zonas preparadas e impedir a deslocação de pessoas nas zonas interditas”.
A GNR apela, ainda, que no decorrer do evento desportivo, quem assiste às provas “permaneça exclusivamente nas zonas destinadas ao público e devidamente sinalizadas”, que sejam respeitadas “as indicações transmitidas pelos militares” da GNR e que, em caso de acidente, “evite o acesso aos troços da prova e não interfira com os veículos envolvidos”.
O Vodafone Rally de Portugal 2025 integra o calendário do Campeonato do Mundo FIA de Ralis e decorrerá nas regiões Centro e Norte do país, abrangendo os distritos de Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real.