Ainda faltam duas semanas para o arranque de uma das mais míticas provas de resistência de todo o mundo, mas a verdade é que as 24 Horas de Le Mans, terceira jornada do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, já mexem, com o circuito de la Sarthe a receber este fim-de-semana um dia de testes.
Por se tratar de um traçado parcialmente desenhado em estradas públicas, a oportunidade de testar na totalidade dos 13,62 km da pista é rara. Assim, as 60 equipas e a grande maioria dos 180 pilotos inscritos vão marcar presença no teste do próximo domingo, um momento fundamental para a avaliação dos carros e de todos os sistemas antes do fim-de-semana decisivo.
O teste é obrigatório para todos os pilotos estreantes e para os que não participam na prova do Automobile Club de l’Ouest desde 2012, que este ano são 50. Todos eles têm de totalizar pelo menos 136 km ao volante das respetivas máquinas; o mesmo é dizer, dez voltas, sendo que pelo menos cinco têm de ser cronometradas. A isto junta-se também a obrigatoriedade de treinar num simulador aprovado pelo ACO. No final, o organizador reserva-se o direito de não aceitar os pilotos cujas prestações, ou capacidades de condução, não vão ao encontro dos padrões impostos.
A jornada de trabalho serve também para que as formações se instalem já de armas e bagagens no traçado, já que no fim-de-semana de 10 e 11 de junho têm lugar as verificações e os treinos oficiais realizam-se a 14 e 15.